IMTT inicia nesta quarta campanha sobre tráfego irregular de veículos no calçadão
Verônica Nascimento 19/11/2018 11:48 - Atualizado em 21/11/2018 13:45
Divulgação - Supcom
Solicitação de entidades ligadas ao comércio de Campos, apresentada ao Conselho Municipal de Segurança, em reunião no dia 7 deste mês, já surtiu efeito. Na ocasião, representantes da sociedade civil pediram uma medida para impedir a circulação de ciclistas em áreas exclusivas para pedestres, como o Boulevard Francisco de Paula Carneiro (Calçadão), no Centro de Campos. A Prefeitura, através do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), informou nesta segunda-feira (19) que começa, na próxima quarta (21), uma campanha educativa sobre o uso correto do Calçadão. Educadores de trânsito do órgão vão orientar diariamente a população sobre o tráfego de motos e bicicletas no local.
De acordo com o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, o calçadão deve ser um lugar que ofereça segurança aos pedestres, e o trânsito de bicicletas só é permitido se o condutor descer e empurrar o veículo. “Muita gente passa por ali trafegando em motos e bicicletas, o que é proibido. O trabalho dos educadores é de conscientização. A fiscalização ficará a cargo dos agentes da Guarda Civil Municipal, que fazem um trabalho permanente no local”, explicou Felipe.
Ele destacou ainda que, nesse período, o fluxo de pessoas circulando no calçadão aumenta bastante, em função das festas de fim de ano. “Esse é um trabalho que vai ser frequente. As pessoas não podem andar de bicicletas ou motos no calçadão. O ciclista deve descer e empurrar a bicicleta, já o motociclista não pode nem mesmo colocar o veículo nesta área”, destacou o presidente do IMTT.
A ação veio ao encontro de um desejo dos comerciantes. O diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Nilton Miranda, conta que já flagrou várias vezes pessoas andando de bicicleta no local. “Esse trabalho de conscientização do IMTT é de suma importância. Os comerciantes da área ficam preocupados de acontecer algum acidente. Eu mesmo já pedi várias vezes para que as pessoas não usem o calçadão como ciclovia. Apoiamos essa iniciativa e vamos colaborar com IMTT nessa ação”, contou Miranda.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS