Expectativa para a Black Friday
Jane Ribeiro 20/11/2018 17:29 - Atualizado em 29/11/2018 19:25
Isaías Fernandes
Na próxima sexta-feira centenas de lojas estarão com seus estoques com preços promocionais para atender todos os consumidores que estão ansiosos por essa oportunidade. É hora de se deixar seduzir pelas ofertas da Black Friday 2018. As lojas participantes estão com comunicação especial, adesivos indicando ofertas de desconto de até 70% e detalhes decorativos para atrair o consumidor. O Procon de Campos dá orientação para que os consumidores tenham atenção na hora da compra.
A palavra é americanizada “Black Friday”, que no Brasil quer dizer “Sexta-feira Negra”. Assim como nos Estados Unidos aqui a data já virou tradição e é considerado um dos eventos mais importante para o comércio. Grande parte dos lojistas de Campos já estão preparados para uma espécie de queima de estoque, ofertando tudo o que tem guardado por vários meses e que não foi vendido. Uma preparação para renovar o estoque, de olho no Natal, data importante também para o comércio.
— A Black é exatamente isso. Uma oportunidade de liquidar aquele produto que o comerciante tem muito em estoque e também uma chance de melhorar o resultado do mês de novembro. Essa é uma campanha que veio de fora do país e que caiu no gosto do consumidor brasileiro, se mostrando uma oportunidade boa para lojistas e para quem compra. Os lojistas estão entusiasmado com a data e esperamos que a vendas alcance 10% a mais que o mesmo período do ano passado — informou o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Nilton Miranda.
O comércio eletrônico brasileiro deve faturar R$ 2,87 bilhões na Black Friday deste ano, marcando crescimento de 16% em relação a 2017, informou a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Os produtos mais vendidos são celulares, computadores, tablets, eletrodomésticos e TVs. As compras que podem ser feitas nas lojas físicas ou pela internet.
Mas também tem as lojas de confecção, que também vão fazer parte da Sexta-feira Negra. Muitos lojistas estão preparando os produtos que estão encalhados, principalmente de outra estação, que vão fazer parte da liquidação.
— Vamos colocar todo o nosso estoque à disposição do consumidor e esperamos uma boa venda neste dia tão esperado por nós e também pelos consumidores — informou o lojista Paulo César Carvalho.
 
 
Procon orienta consumidores nas compras
Com o objetivo de garantir que os consumidores aproveitem com segurança esta edição da Black Friday 2018, a Superintendência do Procon de Campos está orientando os consumidores para que possam realizar suas compras satisfatoriamente tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce (comércio eletrônico). A orientação é para que pesquise o preço do produto antes de efetuar a compra e confira as condições de pagamento disponibilizadas.
Dicas — Evite as tentações da compra por impulso; verifique se a loja é de confiança; nas compras pela internet ou por telefone, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o seu dinheiro de volta; em caso de erro por parte do fornecedor, o consumidor pode pedir a troca; acompanhe os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday; o preço promocional não anula os direitos do consumidor; as informações sobre preço, prazo e entrega devem estar em destaque; o consumidor deve reclamar em caso de mudança na oferta ou qualquer dificuldade no ato da compra; evite acessar links que costumam aparecer com freqüência em redes sociais e caixas de e-mail.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS