Centro de controle de satélite no Rio para mais banda larga
19/11/2018 20:02 - Atualizado em 20/11/2018 10:37
O governo brasileiro inaugurou nesta segunda-feira o novo centro de controle do satélite SGDC-1, que amplia a oferta de banda larga ao território nacional. O Centro de Operações Especiais Secundário (Cope-S), que funciona no Rio de Janeiro, vai operar como um backup (reserva) do Centro de Operações Espaciais de Brasília, que controla o satélite.
Com isso, o polo do Rio ficará encarregado de operar e receber todos os dados do satélite em órbita, caso haja alguma falha na atuação da unidade do Distrito Federal. A ideia é manter a operação do equipamento, mesmo se houver algum problema com o centro principal.
O Cope-S está localizado na Estação de Rádio da Marinha, na Ilha do Governador, na zona norte da cidade do Rio. Para o governador Luiz Fernando Pezão, vai colaborar com comunidades onde a internet ainda é precária.
— Esse projeto é de grande importância. Significa geração de renda, de emprego de qualidade, com bons salários. Ter um laboratório como esse é a oportunidade para garantir uma banda larga em setores e lugares que parecem distantes, e não são. Há regiões que não têm internet com banda larga, não têm comunicação, não pegam celular. Esse projeto é a garantia de que os postos de saúde, as escolas e o cidadão vão ter direito a ter, dentro da sua residência e pelo pacote que quiser adquirir, a informação que hoje é tão necessária. O grande anseio de diversos produtores rurais, de Friburgo, de Teresópolis, e de Petrópolis, é ter uma internet banda larga. Fico feliz em propiciar ao Estado do Rio a oportunidade de ser um dos primeiros estados a estar todo coberto com internet banda larga — disse o governador. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS