Cientista premiada realiza palestra na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia
- Atualizado em 09/10/2018 18:04
Divulgação
Uma palestra com a cientista brasileira Joana D’Arc Félix de Sousa, sobre “Educação científica para redução das desigualdades”, marca a abertura da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nesta quinta-feira (11), no auditório maior do Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). A abertura do evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) em parceria com a superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação, será às 9h, com a presença de autoridades. Já as demais atividades acontecem na semana seguinte, entre os dias 17 e 19, no Jardim São Benedito.
— Em um momento os recursos para a ciência, tecnologia e inovação têm diminuído devido à crise, o prefeito Rafael Diniz faz exatamente o contrário. Ele compreende a importância de se investir neste setor, que gera competitividade para as empresas nacionais e soluções de baixo custo para os problemas da sociedade. Além disso, gera empregos e absorve trabalhadores mais qualificados — observa o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto.
Para compor a mesa de abertura, além de Romeu, estarão o superintendente do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam), Rodrigo Lira; o reitor da Uenf, Luís Passoni, e o secretário municipal de Educação, Brand Arenari.
Na ocasião, será lançado o programa “Viva a Ciência na Escola”, através do Fundecam, de incentivo e financiamento à iniciação científica entre alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), nos mesmos moldes do que já existe para estudantes de graduação. “Este programa começará em 2019. Mas já está em andamento o Programa Municipal de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão, que é o nosso Programa Viva Ciência, com bolsas de iniciação para alunos de graduação superior desenvolverem projetos de interesse das Secretarias e Superintendências”, acrescenta Romeu.
Durante a abertura, a doutoranda pela Uenf Elisângela Rosa de Araújo falará sobre a importância da ciência e da educação, incentivando os jovens a investir na própria carreira.
Em seguida, a cientista Joana D’Arc fará palestra sobre o papel da iniciação científica na formação e transformação dos alunos da educação básica. De origem humilde e atenta às necessidades de mudanças em torno da indústria do couro na cidade de Franca-SP, graduou-se em Química e desenvolveu diversas pesquisas ligadas ao setor. Ganhadora de 82 prêmios, entre eles o Kurt Politizer de Tecnologia de "Pesquisadora do Ano", em 2014, é docente e pesquisadora na Escola Técnica Estadual (ETEC), em Franca.
— Nós acreditamos na Educação como ferramenta para a transformação de vidas. Eu sou prova disso, como fruto da universidade pública, ex-aluno da Uenf. Nós temos incentivado o ensino científico, reabrindo laboratórios de ciências nas escolas e dando suporte aos nossos jovens talentos. Assim como absorvendo essa mão de obra qualificada, usando esses saberes para transformar nossa Educação, como é o caso das diversas parcerias com universidades que temos, entre elas a Uenf, com seus estudantes de mestrado que nos auxiliam, como bolsistas, no corpo técnico da secretaria — frisou o secretário de Educação, Brand Arenari.
 
 
Programação – De 17 a 19 (quarta a sexta), das 9h às 16h, no Jardim São Benedito, uma série de atividades serão apresentadas por estudantes de Campos na VI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, mas há também a II Mostra Fotográfica das Escolas Municipais, o Espaço da Matemática, Ciências Humanas, das Linguagens, Língua Portuguesa, Inglesa e Arte, apresentação do Grupo Gotta de teatro e muitas outras atrações. No último dia do evento acontece a Feira de Ciências da Uenf, UFF, Uerj e IFF. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS