"Os Saltimbancos" em cartaz no TB
28/09/2018 20:01 - Atualizado em 01/10/2018 18:55
Hoje (29) e amanhã (30) tem apresentação de clássico infanto-juvenil no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, em Campos. O espetáculo “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque de Hollanda, será encenado pelo Núcleo de Artes Ori, sempre às 17h. A peça mostra, de forma bem humorada, quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata) que decidem reivindicar suas condições de trabalho e vivência. A classificação indicativa é livre. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).
De acordo com o diretor do espetáculo, Luciano de Paula, a história mostra lições que causarão reflexões no público. Entre elas, “Os Saltimbancos” mostram que todos juntos são mais fortes.
Os quatro personagens principais da história, enquanto reivindicam suas condições de trabalho e vivência, se unem e vencem suas diferenças para juntos formarem um grupo musical, Os Saltimbancos.
— A história é narrada, cantada e dançada pelos próprios animais, além de camponesas que vivem todo o desenrolar da trama com eles — disse Luciano, que ainda lembrou que a peça tem duração de 40 minutos.
A montagem conta com elenco formado por Vitor Sales e Phellipe Rangel, que interpretam o jumento; João Vitor Barbosa, que dá vida ao cachorro; Emille Rocha, que vive a personagem galinha; e Manu Siqueira, no papel da gata.
Ainda no elenco estão Nathan Silva, Jullyan Nevez e José Vítor Neves, que fazem os gatos da trama; e Ana Carolina Petrucci, Carolina Acruche, Cristal Vieira, Darichelle Vilaça, Dara Gomes, Monique Leixas e Maylin Rosa, que dão vida às camponesas.
Luciano de Paula assina, além da direção, cenografia, figurino e maquiagem. Já as responsáveis pela sonoplastia são Carolina Acruche e Phellipe Rangel.
Dramaturgia — A fábula musical foi traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque de Hollanda no final de 1976. A adaptação partiu do conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, como uma alegoria política. Nela, a personagem galinha representaria a classe operária; o Jumento, os trabalhadores do campo; o Cachorro, os militares; e a Gata, os artistas. O barão, apontado na trama como inimigo dos animais, seria a personificação da elite ou dos “detentores do meio de produção”.
O texto, no entanto, foi adaptado para espetáculo infantil e é aplaudido por pessoas de todas as idades.
Entre as músicas de sucesso que fazem parte do espetáculo estão “História de Uma Gata”, “Bicharada”, “Todos Juntos”, “O Jumento”, “A Galinha” e “A Cidade Ideal”. (J.H.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS