Estado do Rio de Janeiro confirma dois casos de sarampo
09/07/2018 15:46 - Atualizado em 09/07/2018 20:12
A secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu a confirmação de dois casos de sarampo no estado do Rio de Janeiro. As amostras foram analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório de referência do Ministério da Saúde. As duas pacientes confirmadas com a doença são estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No dia 3 de julho, a secretaria municipal de Saúde realizou ação de vacinação de bloqueio no campus da Faculdade de Direito da UFRJ e, em parceria com a SES, tomou uma série de medidas de prevenção e análise dos casos.
A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. A cobertura vacinal contra a doença para crianças de 1 ano no estado é de 95%. Devem ser vacinadas as crianças de até um ano e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.
Panorama - Em matéria especial publicada pela Folha da Manhã na edição do último domingo e segunda, autoridades sanitárias e profissionais da saúde do país se mostraram em alerta ao ressurgimento de doenças consideradas erradicadas. O Ministério da Saúde diz que os principais motivos são a baixa cobertura vacinal em todo país e o desconhecimento individual sobre a importância e benefícios das vacinas, como o próprio órgão cita, no caso da poliomielite. Casos de sarampo foram registrados no Amazonas, onde um bebê faleceu. No Rio de Janeiro, a secretaria estadual de Saúde ainda investiga outros dois casos. Em 2017 a cobertura vacinal do estado para o sarampo em crianças de até um ano de idade foi de 94,8%.
O Ministério da Saúde destacou ainda que, apesar de muitas doenças estarem erradicadas no país, é necessária a continuidade da vacinação para evitar o retorno das mesmas. Em Campos, não há casos suspeitos de sarampo, mas a secretaria municipal de Saúde orienta que em caso de não imunização, a pessoa procure a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. As doses também podem ser encontradas no Centro de Saúde. (A.N.) (V.A.)
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS