Mariuccia Iacovino em turnê pelo interior
Jhonattan Reis 06/07/2018 18:48 - Atualizado em 09/07/2018 18:52
A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da ONG Orquestrando a Vida, de Campos, segue, neste sábado (7), domingo (8) e no próximo dia 27, com a sua turnê pela região Norte Fluminense. As apresentações começaram nessa sexta-feira (6), em Casimiro de Abreu. A partir das 18h deste sábado, a orquestra fará concerto no auditório da sede da Prefeitura de Quissamã. Domingo, os jovens músicos passam por Conceição de Macabu, enquanto o concerto do dia 27 acontecerá em Campos. A série de apresentações tem patrocínio da Arteris — companhias do setor de concessão de rodovias — e apoio do Instituto Dell’Arte e das prefeituras das cidades por onde passará a orquestra. Em todas as datas, a orquestra estará acompanhada do grupo de gaiteiros de fole Brazilian Piper.
Antônio Filho
O concerto desta noite, no auditório da sede da Prefeitura de Quissamã, assim como todas as outras apresentações, tem entrada franca. Nessa sexta, os músicos da Mariuccia Iacovino estiveram na Igreja Batista Bairro Industrial, em Casimiro de Abreu. A apresentação de domingo, em Conceição de Macabu, acontecerá no Galpão Cultural da cidade, localizado na rua Conde de Araruama, 425, a partir das 18h. A orquestra encerrará a turnê em sua cidade natal, no dia 27. A apresentação está marcada para as 20h, no Teatro Municipal Trianon, no Centro.
— Será uma ótima turnê. A população das cidades do interior sempre nos recebe de uma maneira muito boa e é sempre um prazer fazermos apresentações na nossa região. Sempre vem muita gente nos assistir e todos ficam até o final para nos aplaudir. No mês passado, por exemplo, estivemos em São Fidelis e foi ótimo. Inclusive, a gente, no ano passado, se apresentou lá, praticamente debaixo de chuva, e o público continuou até o final. Então, temos públicos nestas cidades. Creio que o que falta é oportunizar este tipo de arte para o interior — disse o maestro da Orquestrando a Vida, Jony William, que ainda explicou que o patrocínio da Arteris surgiu através do Instituto Dell’Arte.
De acordo com a Arteris, o objetivo da turnê é fomentar o desenvolvimento cultural das cidades, além de permitir que os beneficiários do projeto sejam contemplados com iniciativas de conscientização no trânsito.
Antônio Filho
A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino já realizou turnês nacionais e internacionais, tendo se apresentado em importantes palcos, como os do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Carnegie Hall, em Nova York, nos Estados Unidos; Teatro Colón, em Buenos Aires, na Argentina; e Teatro San Carlos, em Lisboa, Portugal.
A orquestra ainda compartilhou o palco com vários cantores da música popular. Dentre eles, Toquinho, Guilherme Arantes, Leila Pinheiro, Margareth Menezes e Fafá de Belém.
Trajetória — Fundada em 1996 pelo maestro Jony William, a ONG, que tem sede localizada na rua Baronesa da Lagoa Dourada, 147, no Centro de Campos, desenvolve, há 22 anos, um trabalho que visa inserir crianças e jovens no mundo da música, promovendo uma transformação social.
O projeto é realizado em convênio com o Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela, fazendo parte do programa mundial de orquestras da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Jony William explica que a ONG trabalha pela viabilização de um programa integrado de orquestras sinfônicas. Nesses 22 anos, a organização já prestou assistência a mais de 15 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, sendo eles provenientes de diversos bairros da cidade e municípios vizinhos. O projeto estimula a prática artística, trazendo para as crianças e adolescentes uma nova perspectiva de vida por meio do desenvolvimento da formação cidadã, da capacidade de resiliência, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, do crescimento intelectual, social e posteriormente o profissional.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS