Tomatec tem primeira colheita
06/07/2018 14:47 - Atualizado em 09/07/2018 18:49
Prefeito colheu primeiros tomates
Prefeito colheu primeiros tomates / Supcom
Após quase três meses de plantio, os agricultores da Fazenda Santa Helena, em Santa Cruz, colheram as primeiras 12 fileiras de tomate italiano do sistema Tomatec, uma iniciativa da “Caravana Campos para Além dos Royalties”. A expectativa é de que a primeira safra renda em torno de 200 quilos de tomates livres de agrotóxicos. Parte dos frutos já foi encomendada por restaurantes e hotéis de Campos, enquanto outra parte será transformada em extrato com selo de qualidade Embrapa.
— Estivemos aqui no dia 16 de abril plantando as primeiras mudas com os alunos da Escola Municipal Helena Machado de Oliveira, e é com grande satisfação que retornamos para fazer a primeira colheita: a primeira de um novo futuro de Campos, repensando a cidade para além dos royalties — disse o prefeito Rafael Diniz que, nesta sexta-feira (6), participou da primeira colheita do projeto.
Três quilos da primeira safra foram colhidos pela Embrapa e enviados à Fiocruz, que emitirá um selo de qualidade comprovando que o produto é livre de agrotóxico e advém das melhores práticas da agricultura familiar. O produtor rural Wando de Oliveira e o coordenador do Fórum Agronorte, Edison Faez, já fecharam negócio com oito restaurantes e dois hotéis da cidade.
A colheita foi acompanhada por representantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesagro e Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca). As entidades instalaram um estande na 59ª Exposição Agropecuária do Norte Fluminense onde haverá uma máquina para fabricar polpa de tomate. Segundo Edison Faez, na próxima quarta-feira (11), parte da colheita será enviada a uma indústria familiar de polpa de tomate em Tanguá, próximo à Região Metropolitana do Rio.
Supcom
— É natural que alguns tomates tenham cicatrizes ou particularidades que dificultam a venda, e esses são transformados em polpa, sem uso de conservantes. Transformamos em um novo produto e, assim, temos perda zero para toda a safra — explicou Faez.
As colheitas continuam a cada dois ou três dias, de acordo com o desenvolvimento dos frutos, e prosseguem pelos próximos 150 dias. Em março do ano que vem, serão feitos novos plantios para que o ciclo recomece. Além das 12 primeiras fileiras, outras quatro foram plantadas. Conforme houver demanda, a fazenda pode produzir até 10 toneladas do produto numa área de 720 metros quadrados na localidade de Santa Cruz, a 15 km do Centro. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS