Pastoral promove interação entre idosos
07/07/2018 17:14 - Atualizado em 09/07/2018 13:22
Envelhecer com qualidade de vida e promover momentos de convivência entre os idosos são alguns dos objetivos da Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia Nossa Senhora Conceição de Italva, que promove toda quarta-feira encontro para incentivar a interação entre as pessoas da melhor idade. Os encontros acontecem num clima de muita alegria e descontração, e aulas de corte, costura e artesanato também fazem parte da programação.
Segundo a idealizadora do trabalho e coordenadora da Pastoral, Ana Lúcia Rocha, algumas parcerias começaram a ser fechadas para ampliar o serviço. A artesã Patrícia Simões Teixeira, de 53 anos, se colocou à disposição para preparar oficinas de artesanato. Juntou retalhos de tecidos e encaminhou ao grupo que está preparando tapetes.
— Fiquei muito feliz quando sobe da iniciativa da criação dessa pastoral. Na realidade, os idosos são pessoas de grande importância e que já fizeram e ainda fazem muito pela cidade e muitas vezes são desvalorizadas ou acabam sendo desmotivadas. E agora podem participar de um projeto que, além do convívio social, proporciona a troca de experiências, ideias novas e gera muitos frutos — disse a artesã.
A professora Dalva da Silva Leite Carvalho conta que a criação da pastoral foi um projeto nasceu em seu coração e fala da alegria de ter esse projeto realizado. “A Pastoral do Idoso na Paróquia Nossa Senhora da Conceição nasceu primeiro no meu coração e no coração de minha amiga Ana Lúcia. Nós nem sabíamos que essa Pastoral existia, mas pensávamos em não deixar os conhecimentos se perderem com os mais velhos, e também para os idosos de nossa cidade se sentirem úteis. Com o apoio dos nossos sacerdotes, padre Max e padre Assis, está sendo uma bênção. Estamos fazendo diversos trabalhos manuais e ensinando. A cada dia mais pessoas estão aderindo”, contou.
Aos poucos, os idosos participam de atividades e saem da rotina. A fisioterapeuta Kássia Rocha Nuss, em férias, resolveu inovar e promoveu uma tarde para exercícios físicos com música. Os idosos amaram, relatou Ana Lúcia.
— Foi ótimo, pena que não estamos conseguindo voluntários aqui da nossa cidade que possam doar um pouco de seu tempo para termos esse momento de descontração e benefício para nosso bem estar — destacou Ana. (A.N.)
Violência e exploração preocupam na cidade
Uma grande preocupação é a situação de idosos que sofrem violência física, maus tratos, exploração financeira e acabam abandonados em situação de vulnerabilidade com a saúde debilitada. Para ajudar a combater esses problemas, a Pastoral está integrada ao Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Ana Lúcia ressaltou a necessidade de um acompanhamento desses casos.
— Em nossa cidade os dados que temos são de 15 denúncias de janeiro até agora, um dado alarmante para nossa cidade tão pequena — contou Ana Lúcia.
Em Italva, as denúncias podem ser feitas através do disque 100 ou no Conselho Municipal do Idoso de Italva, pelo número (22)2783-2875.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS