Mutirão como medida de contenção ao Aedes
06/07/2018 19:16 - Atualizado em 09/07/2018 13:20
Supcom
Um dia após o município decretar situação de emergência diante do quadro de epidemia de chikungunya, agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram nesta sexta-feira mutirão nos Parques Prazeres e Barão do Rio Branco e no Residencial da Lapa, em Campos. Na ação, foram aplicadas larvicidas e recolhimento de materiais que podem acumular água e servir como foco para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.
A Prefeitura de Campos decretou emergência após o indicador de infestação predial apontar 6,1% - alto risco - no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa). Para evitar o avanço da doença, o município optou pelo decreto como mais uma medida de contenção.
Os agentes de endemias trabalham em visitas domiciliares, realizando a aplicação de larvicidas e ações educativas, além de selarem caixas d’água abertas e recolherem materiais que foram descartados de forma inadequada nas ruas e terrenos baldios. Todo o material recolhido está sendo armazenado em sacos de lixo para que tenha o descarte correto.
A população pode participar evitando criadouros em vasos de plantas e frascos com água parada, limpando bebedouros de animais, tanques, piscinas com água não tratada, calhas e lajes.
“Fazemos o nosso trabalho a cada dois meses, mas o mais importante é a população, porque os moradores podem tirar 10 minutos da semana para revisar o quintal, até mesmo alertar vizinhos para que façam o mesmo”, destacou coordenador do CCZ, Claudemir Barcelos.
Outra ação realizada pela Prefeitura nesta semana foi um mutirão de identificação de terrenos e casas em estado de abandono no bairro Veredas. A primeira ação da superintendência de Posturas foi localizar os proprietários dos imóveis em condições precárias, com acúmulo de mato e lixo, que criam ambientes propícios ao abrigo de vetores de doenças e também colaboram para o aumento da violência. Sem a localização dos respectivos responsáveis, é feita a publicação no Diário Oficial (DO) do município, concedendo 30 dias para a limpeza do espaço. Segundo a prefeitura, a ação será repetida em outras localidades, mas o calendário ainda será divulgado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS