Bienal do Livro de São Paulo completa 50 anos em 2018
06/07/2018 19:10 - Atualizado em 09/07/2018 18:51
Divulgação
Uma das mais tradicionais feiras literárias do Brasil, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo completa 50 anos em 2018. Em comemoração, o evento, que chega à 25ª edição e acontecerá entre os dias 3 e 12 de agosto, levará ao Anhembi mais de 190 expositores, 310 convidados brasileiros e de outros países. Neste ano, haverá um estande especial, com editoras, autores e outras atrações de Sharjah, cidade dos Emirados Árabes Unidos conhecida como capital cultural do mundo árabe. Sharjah foi escolhida, pela Unesco, como capital mundial do livro em 2019.
Nos dias da feira, a expectativa é de que 700 mil pessoas passem pelo espaço, segundo informações do jornal O Estado de São Paulo. Os ingressos estão à venda (R$25) pelo site do evento. A Câmara Brasileira do Livro (CBL) informou que 100 mil unidades já foram vendidas, O tema da Bienal este ano é “Venha fazer esse download de conhecimento”.
Além dos nomes internacionais, como A.J. Finn e Yoav Blum, a Bienal terá pelo menos três espaços dedicados ao negócio do livro, inclusive a 1.ª Jornada Profissional, com players nacionais e internacionais.
Este ano, a feira terá mudanças em relação à sua última edição: houve redução no número de expositores. Em 2016, foram 280. Para 2018, são esperados 190. A variação é considerada normal pela Reed Exhibitions, empresa que organiza o evento com a CBL. O presidente da CBL, Luís Antonio Torelli, também atribuiu a diminuição à crise econômica do País.
A 25ª Bienal do Livro de São Paulo terá 14 espaços, como as já conhecidas Arena Cultural, Salão de Ideias e BiblioSesc (parcerias com o Sesc São Paulo), Cozinhando com Palavras e Espaço Infantil. A novidade deste ano é o Espaço do Saber, com programação voltada para educadores e professores, palestras motivacionais e debates sobre tecnologia da educação e soft skill. O espaço vai receber desde conversas com Frei Betto até discussões sobre redes sociais e importância das telas na educação infantil.
A Bienal do Livro de São Paulo tem um orçamento de R$32 milhões e vai ocupar 75 mil metros quadrados no Pavilhão de Exposições do Anhembi. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS