Coleta de sangue em São Fidélis
Daniela Abreu 21/05/2018 17:42 - Atualizado em 21/05/2018 20:16
Unidade móvel do Hemocentro
Unidade móvel do Hemocentro / Secom - SJB
O projeto “Um sorriso de esperança” vai levar a unidade móvel do Hemocentro Regional, que funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM) a São Fidélis nesta terça-feira (22). O objetivo é captar sangue e cooperar com a unidade que atende a hospitais públicos e particulares de mais 14 municípios do Norte e Noroeste fluminense, além de Campos. O ônibus ficará na praça Guilherme Tito de Azevedo, em frente à igreja matriz, das 9h às 15h à espera de doadores.
Há três anos o jovem Douglas Soares teve a ideia de montar um projeto, baseado no Doutores da Alegria, para levar alegria e esperança a quem mais precisa. Assim nasceu “Um sorriso de esperança” que, pela nona vez está levando a unidade móvel do Hemocentro a São Fidélis, além de promover, sem vínculo com empresariado ou político e com a união dos cerca de 40 voluntários, visitas em hospitais, doação de brinquedos e alimentos e até cadastro de doadores de medula óssea em Minas Gerais e etc.
— Uma vez no ano a gente abre chamada de voluntários, faz uma reunião e apresenta o projeto. Fazemos uma visita prática, geralmente no lar dos idosos, aqui da cidade e a partir daí, eles dão início a esse trabalho voluntário. É só aguardar a chamada, ter acima de 16 anos e vontade de ajudar o próximo e fazer o bem —, disse Douglas.
Com o estoque em baixa, o Hemocentro está necessitado de todos os tipos sanguíneos. Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Além da unidade móvel, o Hemocentro também recebe doações em sua sede que funciona no Hospital Ferreira Machado, na Rua Rocha Leão, 2, no bairro Caju.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS