Secretário de Segurança Pública visita Campos nesta terça-feira
21/05/2018 19:57 - Atualizado em 22/05/2018 14:25
General Richard Nunes
General Richard Nunes / Divulgação
Após três meses de intervenção federal na Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, o atual secretário da pasta, general Richard Nunes, estará em Campos nesta terça-feira (22) para visitar as instituições de segurança no município, como o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), as delegacias da cidade e a sede da 6ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). Ontem, um dia antes da visita, a Polícia Militar (PM) realizou a retirada de barricadas colocadas por traficantes no Conjunto Habitacional do Parque Eldorado e no Parque Prazeres. Os bairros estão localizados em uma das áreas de conflito mais perigosas da cidade, composta, também, pelo Santa Rosa, Bandeirantes, Codin e outros. A região, atualmente, é conhecida como “Faixa de Gaza” e começa a ser comparada com a Síria por moradores.
Após visitar Campos, o secretário de Segurança irá para Macaé, onde conhecerá o 32º BPM e a 123ª Delegacia de Polícia (DP). Na semana passada, o general Richard Nunes iniciou as visitas aos batalhões e as delegacias de polícia do estado por Volta Redonda e Angra dos Reis, onde conheceu a 5ª Risp, o 28º BPM, o 33° BPM, a 93ªDP e a 166ª DP. O objetivo das visitas é verificar o funcionamento de cada instituição, assim como suas necessidades, além de inspecionar a atuação das polícias na mancha criminal e o alinhamento da segurança pública no interior do estado com a intervenção federal.
— Temos total interesse em compreender melhor a realidade do local para buscarmos soluções integradas em parceria com outras estruturas do estado e dos municípios. Assim poderemos reduzir os índices de criminalidade e dar uma resposta adequada aos anseios da sociedade — disse Richard Nunes.
Barricadas - Na manhã de ontem, policiais militares retiraram barreiras de ruas no Parque Eldorado e Parque Prazeres. Segundo o 8º BPM, além de impedir a entrada de viaturas, os obstáculos atrapalham a vida dos moradores.
Nova fase - No último dia 16, a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro entrou em nova fase. Se a primeira etapa foi dedicada a realizar diagnósticos e promover mudanças nos comandos das polícias Civil e Militar e na organização das secretarias ligadas ao tema, a partir de agora a população do estado verá mais policiais e viaturas nas ruas. As afirmações são do porta-voz do Gabinete de Intervenção Federal (GIF), coronel Roberto Itamar. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS