Hanseníase no Programa Oratória nas Escolas Municipais pela JCI com Junielly Maia Abrindo a Boca para Marco Barcelos
- Atualizado em 10/05/2018 18:57
A JCI de Campos dos Goytacazes implanta o programa que consiste no estímulo ao estudo e reflexão sobre temas relacionados ao Marco da Cidadania, que este ano será sobre Hanseníase atendendo a mais de 160 alunos da rede Municipal de ensino.
Acredita-se que com esta iniciativa, jovens estudantes poderão formar uma consciência crítica em relação ao tema.
Também será possível estimular a prática de falar em público, competência necessária para diferenciar-se no mercado de trabalho atualmente.
O objetivo é oferecer aos jovens estudantes, do ensino fundamental do 8° e 9° período a oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação ao tema Hanseníase, a nível local, regional e nacional, conscientizando nossas crianças a importância de erradicar esta doença da nossa cidade, que ainda tem um índice alto para os dias de hoje. Objetivo ainda é o de estimular a prática de falar em público.
ETAPAS DO PROJETO
1- Etapa interna nas escolas
2- Etapa Municipal/ Local
3- Etapa Regional em Curitiba
4- Etapa Nacional em Chapecó
Primeira etapa:
Os alunos deverão compor uma redação sobre o tema proposto pela JCI BRASIL.
Tema do projeto: HANSENÍASE: A INFORMAÇÃO é o CAMINHO PARA A CURA.
Foi realizado a abertura do Projeto na escola Olavo Alves, distrito de Santo amaro e após na Escola Municipal Olga Linhares no Parque Guarus , onde levamos duas técnicas de enfermagem para a realização de uma palestra sobre o tema: Hanseníase.
Feito isso, os alunos compõem a redação e será feito uma triagem das 15 melhores redações.
Esse processo, será feito em cada escola.
Os 30 alunos, 15 de cada escola, receberão um curso de oratória com o professor e Senador JCI Andral Tavares Filho.
Após, os padrinhos ( membros e aspirantes da JCI ). Acompanharão, e auxiliarão esses alunos nas escolas, reforçando as técnicas de oratória.
Após, haverá um concurso interno, onde os alunos irão discursar a respeito do tema com base no seu discurso.
Sairão três finalistas de cada escola, que irão para final a nível municipal, no dia 5/07. O finalista vai concorrer no encontro regional em Curitiba. Passando, vai para convenção nacional da JCI em Chapecó.
Importante ressaltar, o grande apoio da Secretaria de educação desde o início do projeto, em seu processo de planejamento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marco Barcelos

    [email protected]