Mães devem render boas vendas
08/05/2018 21:57 - Atualizado em 10/05/2018 17:01
Comércio já se prepara para Dia das Mães
Comércio já se prepara para Dia das Mães / Rodrigo Silveira
O comércio de Campos trabalha para melhorar faturamento pelo Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (13). O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Joilson Barcelos, prevê um crescimento entre 2% e 5%. Segundo Joilson, alguns segmentos como o do vestuário, perfumaria e outros similares poderão ter um aumento um pouco maior em relação ao ano passado. Nesta quarta-feira (9), no Rio, políticas públicas para estimular o comércio serão discutidas entre o prefeito Rafael Diniz, a subsecretária estadual da Casa Civil e do Desenvolvimento Econômico, Dulce Ângela Arouca, e o diretor da Fecomércio-RJ, Edmilson Alvarenga Ladeira.
Quanto ao Dia das Mães o presidente da CDL enfatiza: “Precisamos ser realistas e perceber que a economia não cresceu esse ano. Então temos que trabalhar com percentuais de crescimento dentro da realidade. Mas mesmo com a crise o consumidor não vai deixar de comprar presentes, afinal o Dia das Mães é a segunda data mais importante do calendário do comércio, perdendo somente para o Natal”.
O comércio especializado em presentes deverá dilatar o horário de atendimento no sábado (12), respeitando a convenção coletiva do trabalho.
Pelo país a expectativa é boa. O comércio estima a maior alta das vendas dos últimos cinco anos. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) calculam que 111,5 milhões de consumidores irão às compras no próximo domingo. O valor médio do presente deve ser R$ 152,98.
De acordo com a projeção, os consumidores devem injetar aproximadamente R$ 17,05 bilhões nos setores do comércio e serviços, segundo a SPC e CNDL. Pelos dados, a maior parte dos presente será paga à vista - em 3% dos casos o pagamento será em dinheiro e em 24%, no cartão de débito. O cartão de crédito parcelado será usado por 28% dos entrevistados.
Levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), SPC e CNDL mostra que os presentes favoritos são roupas, perfumes, calçados e cosméticos. Para maioria dos consumidores, a escolha do presente leva em consideração características pessoais, perfil e, por fim, o preço da compra.
Pela pesquisa do SPC e CNDL, a cada cinco, quatro disseram que vão pagar sozinhos o presente e 8% pretendem dividir o valor integral.
Reunião vai definir políticas para comércio
Identificar os setores produtivos de Campos e definir políticas públicas para estímulo e apoio ao comércio do município estão entre as prioridades da pauta da reunião que será realizada nesta quarta-feira, às 17h, com a presença do prefeito Rafael Diniz, da subsecretária estadual da Casa Civil e do Desenvolvimento Econômico, Dulce Ângela Arouca Procópio de Carvalho, e do diretor da Fecomércio RJ, Edmilson Alvarenga Ladeira.
“O esforço conjunto do Município, Estado e empresários traz excelentes expectativas para o fortalecimento dos setores produtivos da região e da mobilização da sociedade”, destaca Dulce Ângela.
Para o município, a reunião é mais um passo no reforço do diálogo junto ao Governo do Estado, o que já tem sido feito desde o início da atual gestão. O município vem promovendo ações a partir da identificação das vocações locais no sentido de buscar mecanismos para incentivo à economia. Entre os projetos estão a Caravana “Campos Para Além dos Royalties”- com ações desenvolvidas no sentido de incentivar a produção no setor de agropecuária, como o Tomatec, entre outros projetos. (D.P.P.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS