Escola Agrícola e suas dificuldades
Jane Ribeiro 08/05/2018 21:49 - Atualizado em 09/05/2018 16:37
Escola Agrícola
Escola Agrícola / Rodrigo Silveira
O destino da Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo, no Parque Aldeia, em Campos, é um mistério. A direção luta para manter a escola em atividade. Sem estrutura adequada e cheia de problemas, a escola tem 300 alunos que cursam o Ensino Fundamental e o Médio/Técnico e teme ser fechada. Uma das alternativas de manter a unidade em funcionamento está na incorporação pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), mas depende da aprovação do Conselho Universitário. A votação será no dia 18 de maio.
A universidade ocupa uma parte do Agrícola com laboratórios de pesquisas, mas precários, já que as empresas financiadoras dos projetos só querem viabilizar a verba se a Uenf tomar posse das terras. A unidade hoje funciona sem estrutura, numa área de aproximadamente 155 hectares, com apenas um vigia. No mês de abril a unidade foi vítima de furto dos cabos de energia elétrica. A estrutura das paredes e tetos coloca em risco a vida dos alunos. Todos os problemas foram relatados à Secretaria Estadual de Ciências e Tecnologia e também à Faetec.
Escola Agrícola
Escola Agrícola / Rodrigo Silveira
— Uma instituição que tem 63 anos é fundamental para os bairros de Guarus e nós vamos lutar pela manutenção da escola. Não temos verba há muito tempo, a merenda só chegou agora no final de abril. O que nos deixa muito preocupados é saber que existe a possibilidade da Uenf ficar com as terras e não com a escola. Se isso acontecer, existe uma possibilidade muito grande de a escola fechar as portas — informou a vice-diretora, Victória Garogio.
Em artigo publicado na Folha da Manhã, o reitor da Uenf, Luis Passoni, demonstra sua preocupação. “A discussão sobre a incorporação da é antiga já que para nós da Uenf a agropecuária é uma parte muito significativa na nossa estrutura. A Reitoria está trabalhando junto com a direção da Escola Agrícola para construir uma solução”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS