Sabor de tradição na Feijoada da Folha
Jhonattan Reis 07/05/2018 18:20 - Atualizado em 09/05/2018 16:53
27ª Feijoada da Folha da Manhã
27ª Feijoada da Folha da Manhã / Folha da Manhã
Desde o início da tarde de domingo (6), a movimentação aumentava nos portões do Espaço Versailles, na Pecuária, em Campos. Passavam por eles os cerca de 800 convidados da 27ª Feijoada da Folha, que começaram a chegar a partir das 13h30. Ao entrar no lugar, logo era possível ver os primeiros detalhes da decoração feita por João Ibrahim. Na entrada, uma estrutura com folhas, uma mesa com doces e uma parede com flores e com a logomarca da comemoração dos 40 anos da Folha da Manhã, tema da festa. Após passar pela entrada e pelas portas do salão, já era possível ver o espaço todo em preto e branco, cores que são a marca do jornal nessas quatro décadas. A festa reuniu lideranças da política, da economia e da cultura.
De acordo com João Ibrahim, a decoração foi toda feita visando proporcionar aos presentes no Versailles uma grande festa para celebrar as quatro décadas da Folha.
— Comecei a pensar na ornamentação para este ano assim que terminou a Feijoada do ano passado. Como a temática agora era mais aberta, o aniversário da Folha, visamos fazer uma festa bonita. Tudo foi pensado em preto e branco, usando muitas folhagens e ideias diferentes. Para montar tudo isso, foi necessário uma grande equipe. Durante a semana, foram aproximadamente 30 pessoas trabalhando para montar todas as estruturas. Já no domingo, tivemos cerca de 50 — disse o decorador, responsável pela ornamentação desde a primeira edição da festa.
E toda a equipe teve um desafio este ano: montar tudo da madrugada para o dia, já que havia uma festa de casamento na noite anterior no Versailles.
27ª Feijoada da Folha da Manhã
27ª Feijoada da Folha da Manhã / Folha da Manhã
— Mas foi tudo muito bem planejado e deu tudo certo. Quando o último convidado do casamento saiu, por volta das 4h30 de sábado para domingo, a gente já entrou no salão para correr e montar tudo. E 10h já estava tudo pronto para a Feijoada — contou Ibrahim.
As flores escolhidas para a ornamentação da Feijoada da Folha foram orquídeas brancas, presentes tanto na entrada quanto em diversas partes do interior do salão.
— É uma flor nobre e muito usada em grandes festas. Além disso, também foram utilizadas muitas folhagens exóticas — explicou ele, que também comentou ser um prazer estar à frente da ornamentação de mais uma edição da Feijoada da Folha.
27ª Feijoada da Folha da Manhã
27ª Feijoada da Folha da Manhã / Folha da Manhã
— Na primeira edição, eu não trabalhava profissionalmente na área e não divulgava meu nome. Fazia por amizade a Diva Abreu Barbosa. Este ano, fazemos 32 anos de amizade. Fernandinho Gomes, que era meu amigo, me apresentou a ela em 1986. Depois de algum tempo, eu e Diva juntamos nossas ideias, que resultaram na Feijoada — falou João Ibrahim.
A tradicional cerimônia da Feijoada começou por volta das 16h. A diretora do Grupo Folha, Diva Abreu Barbosa, em seu discurso, ressaltou a força do jornal em se manter na liderança durante seus 40 anos de existência. Ela também agradeceu aos presentes e posou para foto com representantes dos patrocinadores.
— São 40 anos de dedicação ao jornalismo na nossa região. Agradecemos a todos que vieram hoje (domingo) para este encontro, que está sendo muito emblemático — disse Diva, na ocasião.
  • 27ª Feijoada da Folha da Manhã

    27ª Feijoada da Folha da Manhã

  • 27ª Feijoada da Folha da Manhã

    27ª Feijoada da Folha da Manhã

  • 27ª Feijoada da Folha da Manhã

    27ª Feijoada da Folha da Manhã

  • 27ª Feijoada da Folha da Manhã

    27ª Feijoada da Folha da Manhã

Também houve homenagens no domingo. Entre elas, Diva recebeu flores do empresário Silvio Mariz.
— São merecidas. São 40 anos de vida jornalística. Diva, junto com Aluysio Cardoso Barbosa, revolucionou a imprensa campista, que, durante muitos anos, dividiu-se entre A Notícia e o Monitor Campista. Com a chegada da Folha, o jornalismo na cidade se modernizou. O jornal conseguiu um número muito grande de leitores em pouco tempo e, além disso, mantém aquela qualidade até hoje. Nós, campistas, estamos de parabéns por ter um meio de comunicação com qualidade de informação a nível regional. Entrego essas flores em nome dos leitores também — relatou Silvio.
Depois do fim da cerimônia, o local recebeu um bolo comemorativo de 40 anos. Os convidados cantaram parabéns para o jornal em seguida. Depois, a festa foi embalada pela banda Cortina di Vidro.
E o agito se manteve por cerca de mais seis horas de muita energia positiva, tendo sido a feijoada servida por volta das 18h. Ela, o grande pano de fundo.
Fotos: Antônio Leudo, Paulo Pinheiro e Rodrigo Silveira 
Vídeo: Antônio Filho

ÚLTIMAS NOTÍCIAS