Marisqueiras de Farol fazem protesto devido ao atraso no seguro-defeso
Jonatha Lilargem 10/05/2018 12:58 - Atualizado em 14/05/2018 14:53
Manifestação das marisqueiras em frente a Prefeitura
Manifestação das marisqueiras em frente a Prefeitura / Jonatha Lilargem
Dezenas de marisqueiras que trabalham na Praia de Farol de São Thomé fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (10), na frente da sede da Prefeitura de Campos, que fica localizada no Parque Santo Amaro. Elas protestaram pela falta de pagamento do seguro-defeso que, segundo as manifestantes, está atrasado há mais de dois meses.
O trânsito chegou a ser interrompido parcialmente na rua Coronel Ponciano de Azeredo Furtado. As trabalhadoras levaram cartazes para mostrar a insatisfação com a Prefeitura. Elas disseram que irão lutar pelos direitos até que sejam atendidas. A Guarda Municipal garantiu a segurança no local. Não houve registro de violência.
Maria da Conceição trabalha há mais de 20 anos como marisqueira e está revoltada com a falta de pagamento. "Meu marido é pescador e eu, marisqueira. Nós vivemos da pesca, é a nossa renda familiar. E ainda querem nos tirar o direito de receber o dinheiro do defeso. Se nós não podemos exercer nossas atividades durante o período de defeso, por que não podemos receber o nosso pagamento do seguro? É um direito nosso", questionou.
Outra manifestante presente foi Katia Souza, que compareceu ao protesto para expressar a indignação da classe dela. "Além de não recebermos o repasse da Prefeitura, ainda sofremos com a falta de cadastro. Eu e outras marisqueiras ainda não fomos cadastradas, e isso impede de recebermos alguns direitos. Assim, ficamos em uma situação difícil. Algumas de nós passam fome e outras necessidades porque ficamos sem dinheiro. Infelizmente, é a nossa realidade hoje", comentou.
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que “já havia programado o pagamento referente ao defeso das marisqueiras, dependendo, apenas, de disponibilidade financeira para a execução do mesmo. Devido à entrada da participação especial, os pagamentos estão previstos para serem depositados nos próximos dias”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS