Villa Maria recebe I Semana de Arte
Matheus Berriel 25/04/2018 17:51 - Atualizado em 30/04/2018 16:51
Villa Maria
Villa Maria / Folha da Manhã
Começou na terça-feira (24) a primeira edição da Semana de Arte da Villa Maria. O evento integra as comemorações pelo centenário do palacete de Finazinha Queiroz e pelos 25 anos da Casa de Cultura, gerida pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Nesta quinta-feira (26) e nos próximos dias, haverá programação diversificada nos turnos da manhã, tarde e noite, com oficinas, palestras, apresentações de teatro, minicursos e exposições, tendo sempre à frente artistas de Campos e região.
De acordo com a organização da Semana de Arte da Villa Maria, o objetivo do evento é resgatar os princípios fundadores, destacados pelo falecido professor José Américo Pessanha, em sua proposta para a Casa de Cultura. “Constituir-se em espaço de expressão aberta das várias linguagens (...) com carácter alternativo: em contraposição ao modelo vigente”, afirmou o professor na ocasião. O modelo de ocupação, proposto para a programação desta semana, tem grande representatividade na luta contra a redução das artes à cultura de consumo, à imposição do mercado e à massificação cultural.
Durante todo o dia, seis exposições estarão disponíveis, todas das 9h às 22h. São elas: “Arte Cerâmica”, do projeto Caminhos de Barro, da Uenf, no hall da escadaria; “Arte Esferográfica, de Matheus Crespo, na varanda direita; “Pacha Mama”, de Stefane Girassol, na sala expositiva 1; “Usinas e Canaviais”, de Wellington Cordeiro, na sala expositiva 2; “30 anos de Balé Afro Ilé Sain à Oxalá”, na sala expositiva 3; e “Retratos e releituras: a representatividade negra na arte”, de Stefany Vieira, no hall da escadaria.
Pela manhã, das 9h às 11h, Priscilla Gonçalves de Azevedo, da Uenf, ministrará o minicurso “Dança: o corpo em movimento”, na sala do espelho, enquanto Taynara Barcelos, do Instituto Federal Fluminense (IFF), comandará uma oficina de colagem, na sede do polo. Não há mais vagas disponíveis para os dois eventos. À tarde, das 13h30 às 17h30, Vera Pleitisch comandará a palestra “o barroco jesuítico-guaraní nas missões brasileiras, argentinas e paraguaias”, na sala de multimídia. Já a sede do polo receberá uma oficina de desenho com caneta esferográfica, com Matheus Crespo, das 15h30 às 17h.
A noite também será movimentada. Das 18h às 21h, Júlio Américo e o grupo Sem Álibi, da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizarão a oficina de teatro “Eco-Ações: um encontro experimental e sensível”, na sala do espelho. Às 18h30, Fanny de Moraes, do IFF Centro, fará uma performance na tenda/palco. Das 18h30 às 20h, Luiz Fernando Rocha Dias Júnior e Charles William Vieira Vianna, ambos do IFF Guarus, darão oficina de iniciação ao violão para a terceira idade, na sala de multimídia. Às 19h, o Coletivo de Dança-Teatro, do IFF de Quissamã, fará a apresentação “mutAção”, na tenda-palco. Já às 21h, haverá Happy Hour Cultural no Café da Villa.
Além das inscrições para as oficinas disponíveis, também é possível conferir a programação dos demais dias do evento na página do facebook. A primeira Semana de Arte da Villa será encerrada apenas no sábado (28).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS