Escola estadual Dr. Thiers Cardoso será fechada por falta de estrutura
Jan Ribeiro 10/03/2018 14:21 - Atualizado em 19/03/2018 14:10
Jane Ribeiro
Professores e funcionários da escola estadual Dr. Thiers Cardoso, localizada no Parque Tarcísio Miranda, foram pegos de surpresa ao serem informados pela direção que a escola vai ser fechada e os alunos transferidos para a escola Francisco Sales, no IPS. O comunicado da decisão veio da Coordenadoria Regional de Campos e a decisão da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Em nota, a secretaria esclarece que a escola será interditada para reparos (confira a íntegra no fim da matéria). O motivo seria a falta de estrutura ocasionada pelas fortes chuvas dos últimos dias, que deixaram a escola completamente alagada e com infiltrações. Os pais e alunos serão comunicados na próxima segunda-feira (12).
Os professores e funcionários foram para escola neste sábado (12), à espera de uma posição da coordenadoria sobre a real situação. Eles não admitem o fechamento da instituição de forma tão drástica. Segundo os professores, o problema existe, mas pode ser solucionado como uma obra emergencial, sem que precise deslocar os alunos para outra instituição onde, nem transporte público tem direito.
Jane Ribeiro
— A escola já vem sofrendo com problemas de infiltração há vários anos e as últimas chuvas agravaram ainda mais a situação e nós estamos precisando de um reparo emergencial no telhado, porque o problema é que a chuva passa, mas a água fica empoçada. A solução que a regional deu foi transferir os professores e os mais de 1200 alunos para outra escola, que fica longe dos bairros em que os nossos alunos moram. Além disso, não sei se essa escola tem capacidade para absorver tantos alunos. O fechamento seria por tempo indeterminado, porque eles não sabem quando terá verba para reformar a escola. A nossa preocupação é que atendemos as comunidades do Parque Imperial, Goitacazes, Penha, Turfe. Isso não está sendo considerado — disse a professora Simone Higino.
Além disso, os professores disseram que os pais não sabem dessa notícia e que todos foram pegos de surpresa. “Fazemos um apelo para que os pais e a comunidade tomem ciência da nossa situação e que a regional resolva o nosso problema de outra maneira. Será que não há uma verba emergencial para isso? Nós nunca imaginamos uma atitude drástica como essa. Na segunda-feira nós vamos com um carro de som percorrer os bairros em torno da escola para avisar aos pais o que está acontecendo. A gente não tem ainda a dimensão do impacto que isso vai causar. Entendemos que essa não é nem de longe a melhor solução. Não há transporte público para chegar até o Francisco Sales. Queremos uma reforma. Temos condições de alocar os alunos para um reforma sem que sejam transferidos. O ano está em curso e estamos convocando os pais para uma reunião para que juntos possamos pensar em como impedir esse absurdo. A obra é necessária, mas não podemos admitir uma solução tão drástica — concluiu a professora.
A Seeduc, em nota, “esclarece que o Colégio Estadual Doutor Thiers Cardoso não será fechado. A escola será interditada temporariamente para reforma e melhorias. Alunos e professores da unidade de ensino serão encaminhados ao Colégio Estadual José Francisco de Salles, que fica a cerca de dois quilômetros de distância. A Seeduc informa que não haverá prejuízos educacionais para os estudantes”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS