Ação contra a febre amarela no estado
03/03/2018 20:06 - Atualizado em 05/03/2018 13:41
Dezenas de pessoas chegaram cedo, neste sábado (3), ao Centro de Saúde, em Campos, para tomar a vacina contra a febre amarela, no “Dia D” da campanha. Outros oito pontos de vacinação também funcionaram no mesmo horário, das 9h às 13h.
— Fiquei sabendo do Dia D e resolvi não adiar mais. A febre amarela é uma doença muito perigosa e não devemos descuidar — afirmou o músico Carlos Roberto dos Santos, de 57 anos.
Em menos de uma hora, dezenas de pessoas que estavam na fila foram imunizadas, o que não foi uma surpresa para a coordenadora de Vigilância em Epidemiologia da SMS, Roberta Lastorina Rios. “No dia 27 de janeiro último, nós já tivemos outro Dia D. E a população de nosso município já vem sendo vacinada desde o segundo semestre do ano passado. Mas é importante que a pessoa em condição de ser imunizada, por um motivo ou outro, ainda não compareceu, que aproveite a oportunidade”, orientou Roberta.
Ainda segundo Roberta, as vacinas continuarão sendo aplicadas de segunda-feira a sexta-feira, nos mesmos postos, ainda sem data do Ministério da Saúde para encerramento.
Em Macaé - A ação, definida pela Secretaria de Estadual de Saúde, já é a segunda só este ano. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vem intensificando as campanhas e, desde 2017, já imunizou 204 mil pessoas.
A secretaria disponibilizou, neste sábado, sete postos de saúde, até às 16h, sendo dois na região serrana. Na parte da manhã o movimento foi tranquilo em todas as unidades abertas e os dados parciais, até o meio dia, foram de 200 pessoas imunizadas. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 2018 foram registrados 108 casos de febre amarela silvestre em humanos, sendo 48 óbitos em todo o estado.
De acordo com a gerente do Programa de Imunização, Luciana Santos, a abertura dos postos no sábado é uma oportunidade para as pessoas que não podem ir na unidade durante a semana. “A vacinação continua e quem não veio hoje pode procurar uma unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS