Amor e solidariedade desde a infância
Jane Ribeiro 02/03/2018 23:06 - Atualizado em 05/03/2018 13:32
Ela só tem sete aninhos, mas um coração que não cabe no peito. Vittória Pessanha só pensa em ajudar os mais carentes, principalmente crianças que são assistidas ou que moram nas casas de acolhimentos e não têm condições de comprar material. Ela, junto com os pais, lançou uma campanha de solidariedade nas redes sociais para arrecadar material escolar. Material que não usamos mais e foram deixados de lado. Essa é a segunda campanha idealizada pela Vittória em prol das crianças carentes da cidade. Com apenas uma semana, centenas de materiais já foram arrecadados.
Segundo Flávia Pessanha, a ideia surgiu quando Vittória estava indo para a escola e no sinal de trânsito viu uma criança levando o material em uma sacola plástica. A campanha é voltada para aquisição de material escolar como: estojo, lancheiras, mochilas, cadernos, tênis, entre outros. A ideia da menina não é arrecadar coisas novas, mas conseguir materiais que não usam mais. Flávia é a maior incentivadora da filha.
— Na verdade, quando ela retornou das férias e viu que a mochila não cabia mais o material e ela queria doar. De repente ela viu uma criança indo para a escola com o material dentro de uma sacola de supermercado e de chinelo. Foi aí que ela pediu para promover a campanha. Eu incentivo mesmo. O meu papel é colocar essa sementinha para florescer. Ela tem um olhar diferente para a situação do próximo. Aonde vai ela quer distribuir os panfletos. Já arrecadamos muitos materiais e ainda temos muitas coisas para recolher. Tem alguns pontos de entrega. A corrente está crescendo e sinto que as pessoas têm a bondade, mas está adormecida. E a iniciativa vindo de uma criança tem um peso muito maior. As pessoas se emocionam com a atitude dela —, informou Flávia.
A previsão é de que os materiais sejam recolhidos até o dia 11 de março. Flávia informou que a ideia é levar tudo que for arrecado para a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), para que o órgão possa direcionar cada material para os abrigos municipal. A ideia se espalhou pelas redes sociais e chegou até a Câmara de Vereadores, onde ela recebeu uma moção de aplausos pela luta em prol das crianças.
— Ela ficou muito feliz em receber uma cartinha do vereador e está guardando com carinho o presente que ganhou. Com certeza esse momento vai ficar guardado na memória dela e esse amor que ela tem em ajudar o próximo só ganhou mais força. O desejo dela é conseguir arrecadar bastante material para ajudar as crianças, que Deus ajude e ela possa conseguir —, declarou a mãe.
A arrecadação de material escolar não é a primeira campanha idealizada por Vittória. No mês de novembro do ano passado, a campanha “Faça uma criança feliz” arrecadou brinquedos e para crianças do projeto Lar de Acolhimento, Respeito e Amor (Lara). A campanha viralizou nas redes sociais e a entrega aconteceu em Dezembro na sede do Lara, com direito a brincadeiras.
— Eu estava sentada no sofá, com a minha mãe, e disse para ela que estava querendo fazer uma campanha. Minha mãe falou para a gente fazer, gravou um vídeo, eu falei na escola, na igreja, na internet, em um monte de lugar, e depois a gente conseguiu um monte de brinquedo. Fiquei muito feliz — ,disse Vittória.
Mais de 300 brinquedos foram arrecadados e, por isso, uma parte foi entregue no projeto Lara e outra foi utilizada em um projeto da Fundação Municipal da Infância e Juventude, em janeiro, destinado aos acolhidos de todos os abrigos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS