Prefeitura oferece linhas do consórcio União ao Planície e Rogil nesta segunda
Jéssica Felipe 26/02/2018 11:26 - Atualizado em 27/02/2018 15:18
Ônibus não saíram da garagem nesta terça
Ônibus não saíram da garagem nesta terça / Paulo Pinheiro
Pelo não cumprimento por parte do consórcio União de regularização das linhas de atendimento ao transporte público, a partir desta segunda-feira (26), o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informou que irá oferecer as linhas aos consórcios Planície e Rogil. As exigências no serviço foram feitas na última quarta (21), através de notificação enviada à líder do consórcio, a empresária Rosimere Araújo Reis, proprietária da empresa Turisguá. Na ocasião, o prazo para cumprimento foi de 48 horas. Compõem ainda o consórcio União as empresas Siqueira, Cordeiro e São Salvador. Com exceção da última, todas circularam normalmente nesta manhã.
Segundo a Prefeitura, a notificação encaminhada destaca o desrespeito à Lei de Greve nas paralisações, sem assembleias, prazo de 72 horas antes de parar e não respeito a um percentual mínimo de ônibus circulando. Cita ainda inadimplência em relação à Prefeitura com o não pagamento de multas e parcelas da compra dos ônibus, além do não cumprimento de contrato para implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, dentre outros tópicos.
Segundo o presidente do IMTT, Renato Siqueira, os trâmites serão executados respeitando os procedimentos jurídicos, e todos os esforços serão mantidos para agilidade nos procedimentos. "Como já informado, o órgão avalia a possibilidade de caducidade diante do não cumprimento do estipulado em edital: o primeiro passo nesta possibilidade, foi a notificação ao lote 2 (União). Entre os itens de não cumprimento do edital estão a retirada dos ônibus de algumas linhas por parte das empresas, o não respeito aos horários, não cumprimento à gratuidade para idosos e estudantes".
Sobre quais linhas que poderão ser atendidas pelo outro consórcio, a partir de quando e qual o prazo a Planície e Rogil possuem para aceitar essa notificação, a Prefeitura informou que mais informações serão repassadas ao longo do dia. A reportagem da Folha entrou em contato com Rosimere Araújo Reis, que alegou não estar autorizada a falar sobre o assunto. A Rogil também foi contatada, mas não respondeu até o fechamento desta edição. Por nota, o Consórcio Planície disse que ainda aguarda comunicado oficial para emitir um posicionamento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS