Uenf inicia ano letivo, mas aulas só voltarão dia 5
Jane Ribeiro 26/02/2018 21:49 - Atualizado em 28/02/2018 14:59
Após seis meses em greve, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) deu início, nesta segunda-feira, ao calendário letivo referentes aos primeiros semestres de 2017 e 2018 das atividades acadêmicas. A semana será especialmente para a realização de Aula Magna e atividades de recepção aos alunos veteranos e calouros. Para dar início às aulas, o campus da universidade está recebendo limpeza de capina e a segurança está sendo feita pelo Grupamento Ambiental Municipal (GAM), ronda da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM). O calendário de graduação e reposição das aulas foi elaborado pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação e aprovado pelo Colegiado Acadêmico. Serão quatro semestres em um ano. O calendário não agradou aos alunos.
O calendário terá início oficialmente quando os semestres serão feitos de forma concomitante, ou seja, os primeiros semestres de 2017/18 no dia 5 de março com término no dia 6 de julho e os segundos semestres de 2017/18 começam no dia 7 de agosto e encerram em dezembro. Para o reitor da Uenf, Luís Passoni, o ensino não vai ser alterado já que outras formas estão sendo trabalhadas para evitar perdas.
— Estamos com um atraso de um ano no calendário, por isso nós elaboramos um calendário concomitante. Além disso, vamos trabalhar também oferecendo disciplinas fora do período, criação de períodos especiais, cursos de verão e uma série de medidas, para que não percamos a qualidade do ensino. Estamos retornando de forma tranquila com o campus sendo limpo por uma empresa especializada e a segurança ainda sendo feita pela Guarda Ambiental e ronda da PM e Guarda Municipal. Mas amanhã teremos a licitação da vigilância, que será fundamental para que possamos ter tranquilidade, principalmente em função dos cursos noturnos. O que ainda nos deixa preocupado é quanto o Duodécimo que ainda não recebemos nenhuma parcela, mas estamos lutando para que em breve tenhamos essa verba — declarou o reitor.
Do jeito que o calendário foi elaborado não agradou uma grande parte dos estudantes. Segundo eles, quatro semestres em um ano vai ser difícil. “Fizeram um calendário que só prejudica o aluno. Mais uma vez ninguém está pensando no aluno e sim neles mesmos, em jogar as matérias e a gente que se vire. Além disso, não sabemos se vamos sair daqui com um ensino de qualidade. Esse discurso de que estão fazendo o melhor para nós e lamentável”, disse um aluno que não quis se identificar.
O descontentamento foi também nas redes sociais. “Obrigada, Uenf, por mais uma vez dificultar a vida dos alunos e deixar de lado o que os alunos pensam e pedem. Reclamam tanto do descaso do governo, mas fazem o mesmo com os alunos de graduação. Lamentável esses calendários que não ajudam ao aluno”, declarou uma aluna.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS