Novos espaços nas artes para jovens
23/02/2018 18:24 - Atualizado em 26/02/2018 15:18
O domingo (25) vai ser de muita ação no Ginásio Poliesportivo Walth Miller Pessanha, quando praticantes locais e de cidades da região participarão do II Quissamã Festival de Capoeira. O evento reunirá equipes de vários mestres, das 9h às 13h, com batismo e troca de cordas.
Divulgação
Os quissamaenses da equipe treinada pelo Mestre Grande (Alcimar Figueiredo) e pelo professor Preto (Evandro Fernandes), da Afroart Brasil Capoeira, fazem parte do trabalho desenvolvido pela secretaria de Assistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Jovens, cujas aulas acontecem às segundas e quartas-feiras no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no Sítio Quissamã.
“A capoeira faz parte da nossa grade de ações do Serviço do Jovem e os participantes gostam e têm vontade de continuar a participar da atividade. Neste evento, eles terão a oportunidade de participar do batismo e também da troca de cordas, além de poder fazer esse intercâmbio com jovens de outras cidades que também praticam a arte da capoeira”, explicou a secretária de Assistência, Tânia Magalhães.
O Mestre Grande explicou que se treina o atleta não no intuito de briga, mas ao contrário. “Nós canalizamos a energia desses jovens para os campeonatos, para as lutas onde não existe contato físico e onde é julgado o jogo, o desenvolvimento dos golpes, onde um atleta depende do outro”.
Divulgação
Segundo o professor Preto, a capoeira é jogo, é cultura, é dança e é luta. Tudo depende do capoeirista. “Na capoeira, não é um contra o outro, mas um com o outro”.
A equipe local será composta por 30 atletas e, contando com os convidados, são cerca de 130 participantes. Mas como o evento, considerado um encontro cultural, está aberto a todos os que praticam o esporte no município, sem limite de idade, esse número tende a aumentar. E para quem gosta de assistir, a entrada será gratuita.
Além da equipe quissamaense participarão representantes de Araruama, Cabo Frio, Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes, Itaboraí e Rio de Janeiro.
Oficinas no Sobradinho
O Centro Cultural Sobradinho vai abrir, na terça-feira (27), as inscrições para novas turmas de suas oficinas. Os interessados terão até 9 de março, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, para comparecer ao espaço com a cópia de certidão de nascimento ou de carteira de identidade do aluno. A novidade, este ano, são as oficinas de artes plásticas e dança de salão. Haverá reunião para os pais e responsáveis dos inscritos, no dia 12 de março, às 9h, no cinema do Sobradinho.
Serão oferecidas também as opções de piano, teclado, canto coral (adulto e infanto-juvenil), bateria, percussão, teatro, leitura, guitarra, violão, flauta, ballet e jazz, ballet baby class e zumba, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite.
As aulas estão previstas para começar no dia 19 de março e acontecerão de acordo com o dia e horário escolhido no período de matrículas. A partir de terça-feira, haverá distribuição de senhas, sendo 30 para o período da manhã, a partir das 8h, e a mesma quantidade para o turno da tarde, às 13h30.
O coordenador especial de Cultura e Lazer, Oscar Luiz Chagas, destacou a importância dos alunos retornarem às atividades este ano. “É mais uma forma de integração envolvendo pessoas de diferentes idades e interesses. Essas atividades das oficinas trabalham, além da cultura, questões ligadas à educação, saúde e bem-estar”, ressaltou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS