Tubulação de mineroduto que liga Minas ao Açu se rompe na Zona da Mata
12/03/2018 15:15 - Atualizado em 12/03/2018 22:55
A tubulação do mineroduto Minas-Rio, que liga Conceição do Mato Dentro (MG), ao Porto do Açu, em São João da Barra, se rompeu na manhã desta segunda-feira (12) em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata mineira. A informação foi confirmada pela a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad).
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está monitorando o vazamento e a captação de água do Ribeirão Santo Antônio pode ser interrompida. A companhia também fará a identificação de alternativas de captação e abastecimento.
A Semad disse que a direção da empresa Anglo American Minério de Ferro S.A. informou ao órgão ambiental que o incidente provocou uma despressurização na linha tronco, projetando polpa de minério para o acesso municipal e para o leito do ribeirão.
A Semad disse, ainda, que o licenciamento ambiental do mineroduto é feito pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), que também já foi comunicado sobre o ocorrido.
A chefe de gabinete da Prefeitura de Santo Antônio do Grama informou que ainda não tem detalhes do ocorrido, mas o que se sabe é que o ribeirão teria sido contaminado com o rompimento e que não houve transbordamento.
A cidade de Santo Antônio do Grama está localizada na microrregião de Ponte Nova, a 210 km de Belo Horizonte. Os municípios limítrofes são Rio Casca, Urucânia, Jequeri e Abre Campo.
Em nota, Anglo American informou que identificou uma falha no mineroduto que transporta a produção de minério de ferro de Minas Gerais ao Rio de Janeiro em um ponto na área rural de Santo Antônio do Grama, às 7h42, desta segunda-feira. Houve vazamento de polpa em um dos córregos da região, que consiste em 70% de minério de ferro e 30% de água, sendo classificada pela NBR 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como resíduo não perigoso. Não houve vítimas.
Ainda segundo o comunicado, o fluxo do mineroduto foi interrompido e apenas água está sendo escoada. Como medida de segurança complementar, foi bloqueado o acesso ao local. A empresa reforçou o compromisso com o bem-estar e pronto-atendimento às comunidades próximas às suas operações e está se esforçando para evitar que o fato cause impacto às populações vizinhas.
A Anglo American disse ainda que solicitou à Copasa a interrupção do abastecimento de água aos moradores de Santo Antônio do Grama e a empresa está providenciando caminhões pipa para garantir o fornecimento de água para a população afetada e continuará prestando todos os atendimentos que se fizerem necessários.
Com informações do G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]