Mostra faz viagem pela história local
08/03/2018 19:28 - Atualizado em 14/03/2018 16:50
Museu Histórico de Campos
Museu Histórico de Campos / Antônio Leudo
Começa no dia 20 de março, no Museu Histórico de Campos (MHC), a exposição “Na Trilha da História”, dirigida principalmente a escolas que queiram apresentar de forma mais atrativa e didática aos alunos das primeiras séries, a experiência de uma “viagem pela história do município”. A proposta é apresentar o projeto em forma de “jogo de tabuleiro”, no qual as turmas de alunos, divididas em grupos de três, disputem respondendo a perguntas sobre a história de Campos.
— O dia 28 de Março é a data da elevação de Campos à categoria de cidade, há 183 anos. Mas a história de sua colonização é muito mais antiga, com 341 anos. As pessoas ainda não sabem diferenciar uma coisa da outra. Nossa proposta é, de forma lúdica e didática, desmistificar algumas coisas e esclarecer outras que, ao longo da história, acabam mal interpretadas pela maioria dos alunos e da população em geral — explica a gerente do MHC, Graziela Escocard.
O agendamento para visitação já pode ser realizado para as escolas e também demais pessoas interessadas em participar da exposição. A mostra será organizada em homenagem à elevação de Campos à categoria de cidade, ocorrida em 1835, no período regencial, antes da coroação de Pedro II, cinco anos depois. Com questões distribuídas em um “trilho” montado em uma lona, o “jogo” levará os participantes a dar respostas sobre a história do município, desde a chegada dos portugueses aos dias atuais.
— Nossa proposta é, depois que encerrarmos a exposição, levarmos esse “jogo de tabuleiro” às escolas. Vamos oferecer o material aos diretores, que também poderão difundir a ideia, caso tenham interesse. Campos possui uma história riquíssima e vale a pena fazer a “viagem”. E quanto mais cedo, melhor — afirma Graziela Escocard.
Para se inscrever, os interessados devem ligar para o telefone de contato do Museu (22) 981750616 ou o e-mail [email protected]. O museu funciona de terça-feira a sexta-feira das 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 9h até 14h. O endereço é Rua Paul Percy Harris, 40, Praça São Salvador, Centro. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS