Precaução antes do adeus à praia
Jéssica Felipe 18/02/2018 11:58 - Atualizado em 19/02/2018 13:42
São João da Barra
São João da Barra / Antônio Leudo
A estação do verão termina oficialmente no dia 30 de março, mas, com o retorno das atividades escolares e comerciais, a grande movimentação no litoral teve fim nesse final de semana. Nas praias de São Francisco do Itabapoana e São João da Barra, a rotina mais calma, diferente do Centro de Campos, já está prevista para este domingo (18). No entanto, nesse sábado (17), o litoral sanjoanense ainda estava lotado e muitas famílias já se preparava para voltar para casa, não sem antes tomar algumas medidas que garantissem a segurança dos imóveis. Nesse ritmo, as casas daqueles que escolheram estes lugares apenas para veranear, ficam mais expostas aos roubos e furtos.
Uma das responsáveis pela segurança pública dos municípios, a Policia Militar garante que os trabalhos de patrulhamento serão realizados normalmente, mas ressalta algumas recomendações.
Não deixar que a casa fique com aspecto de abandono, não juntar lixo e correspondências, ter algum vizinho que possa vigiar, e colocar grades ou câmaras quando for possível. Essas são as orientações do comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Fabiano Souza, responsável pelo trabalho na região. “O Patrulhamento será mantido, mas, a polícia não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, então para aqueles que podem investir um pouco mais na segurança de suas residências, é muito bom para o auxílio no trabalho da Polícia Militar”.
Antônio Leudo
O campista aposentado, Lenício Salles, de 78 anos, é apaixonado por Atafona e há mais de quarenta anos escolheu o balneário para veranear. A casa de Lenício já foi arrombada por mais de dez vezes, a última na baixa temporada, no ano passado. Sem condições para contratar segurança particular, o aposentado investiu em grades e está planejando aumentar o muro. Para ele, a ação é apenas preventiva e muitas vezes nem funciona.
— Eu até tenho uma pessoa que limpa o quintal e olha a casa pra mim de vez em quando, mas, manter um empregado para vigiar direto sai muito caro. Aqui geralmente levam tudo que tem, mas o objeto mais preferido por eles é o botijão de gás. A casa é mobiliada, deixo tudo aqui, quando venho só trago uma cobertinha de cama. Essa área aqui, em baixa temporada fica meio deserta, o certo seria policiamento, um serviço que deve ser feito pelo município, para pelo menos inibir os mafiosos”, acrescenta o aposentando afirmando que já cogitou colocar câmeras no local, mas acabou desistindo por saber que o equipamento dos vizinhos tinha sido roubado. “É só deixar a casa que a gente está correndo risco, não tem jeito”, considerou Lenício.
Pelo aumento da violência, alguns comércios, moradores e veranistas acabam recorrendo cada vez mais às empresas de vigilância. Essas empresas oferecem serviços de proteção do local ou da pessoa contratante e costumam trabalhar com os sistemas de monitoramento através de câmeras de seguranças. Na Metropol Brasil Alarmes, uma das empresas atuantes em SJB, o serviço na baixa temporada tem sido o mesmo que o verão. Atualmente eles atendem em média 500 estabelecimentos no município, entre residenciais e pontos comerciais. Para a gerência, há demanda do trabalho, e o movimento fraco está relacionado a crise financeira e não a queda das ocorrências.
Famílias aproveitaram até o final do dia - Nesse sábado, a ordem foi para aproveitar o sol quente, o mar calmo e azul e o que mais as praias do litoral de São João da Barra, Atafona, Chapéu de Sol e Grussaí têm para oferecer. Os três balneários receberam, durante a temporada, veranistas e turistas de vários municípios e até de outro estado, que já estão com o gosto de quero mais. Hoje, muita gente vai fazer as malas e voltar para o agito da cidade.
Muitas famílias permaneceram nas praias até os últimos minutos da alta temporada de verão. A orla de SJB ficou completamente lotada em toda sua extensão. Munidos de barraca, cadeira e protetor solar a família do empresário Carlos Faria Soares garantiu a diversão.
— Vamos ficar na beira mar até não poder mais. Estamos de partida amanhã (domingo) porque as aulas recomeçam com força total na segunda. E esse sol e o mar estão hoje fazendo uma bela composição. Estamos ainda aproveitando o máximo — disse ele.
Quem não gostou nada do fim da temporada foram os ambulantes e comerciantes que ficam na orla. Para eles o movimento não foi dos melhores durante os quase dois meses de verão.
— Em um dia como de hoje a praia deveria estar lotada. Não é isso que costumávamos ver nos verões passados. As pessoas escolhiam Grussaí para passar o verão e a praia ficava lotada. Eu conseguia vender bem, mas esse ano não foi muito bom. Não tivermos prejuízo, mas também não tivemos grandes lucros como antigamente — reclamou o vendedor de água de coco, Antônio Crespo.
Casos de violência assustaram população - No último dia 7 de fevereiro, um assalto à residência em Atafona assustou a população da região. Um casal de veranistas, proprietários de uma casa na avenida Atlântica, foi feito refém. Na ocasião, os assaltantes levaram alguns objetos e dois veículos. As vítimas chegaram a ser amarradas e sofreram ameaças. Os objetos foram recuperados 24h depois, em um condomínio na rua Doutor João Maria, em Campos. A dona do imóvel foi encaminhada à 134ª DP (Centro), onde acabou afirmando que seu marido havia cometido o crime. Até o momento ninguém foi preso. Os objetos foram devolvidos às vítimas.
Em São Francisco, na semana passada, três jovens foram detidos em Santa Clara, por serem suspeitos de praticarem assaltos na região. A prisão aconteceu após uma vítima ter sido assaltada e descrever características semelhantes a roubos anteriores. Todos os suspeitos foram encaminhados à delegacia do município.
Carnaval com saldo positivo na segurança - Especificamente no carnaval, as prefeituras de ambos os municípios e a Polícia Militar, consideraram o saldo positivo para a violência, sem ocorrências de grande gravidade na área de segurança. Em SJB, o público atingiu cerca de 320 mil pessoas e segundo a Polícia Civil, apenas 42 ocorrências foram registradas, a maioria de furtos de celulares, perda de documentos e brigas de rua, comum nesse tipo de feriado. Para o secretário de Ordem Pública, Maxwell Araújo, o sistema de câmeras de monitoramento na Avenida do Samba reforçou o aparato de segurança.
Em SFI, os seis dias de programação reuniram aproximadamente 55 mil pessoas, um dos melhores carnavais que o município já teve, para o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Alves. Ele destacou que nas áreas de shows não foram registradas ocorrências. “Foram dias de tranquilidade para as famílias dos munícipes e visitantes com aproximadamente 120 policiais militares atuando nas praias, inclusive com a realização de blitz. Apenas alguns incidentes isolados ocorreram”, afirmou. As operações especiais de segurança e trânsito para o verão em SFI e SJB se encerram neste domingo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS