Macaé é destaque no ranking do turismo
16/02/2018 19:41 - Atualizado em 19/02/2018 16:54
Macaé
Macaé / Rui Porto Filho - Divulgação
Com o título de “Uma grata surpresa chamada Macaé”, o site do ministério do Turismo destacou, nesta sexta-feira, as belezas do município de Macaé, que alcançou o topo do ranking do turismo nacional. É o que diz a nova categorização do ministério do Turismo, instrumento que identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro.
Estruturada para o turista de negócios, a cidade, que recebe empresários e trabalhadores da indústria offshore todos os dias, tem um dos maiores parques hoteleiros do interior do estado, com cerca de quatro mil quartos. O crescimento no número de empregos e estabelecimentos formais no setor de hospedagem, além do aumento do fluxo turístico doméstico e internacional, foram determinantes para que o município subisse da categoria B, em 2017, para a categoria A neste novo levantamento do Mapa do Turismo - instrumento que identifica o desempenho da economia do setor e direciona verbas federais — divulgado este mês.
A rede hoteleira conta com, aproximadamente, 10 mil leitos para hospedagem, distribuídos em 100 hotéis e pousadas. Os grandes hotéis se concentram nas orlas das praias dos Cavaleiros, Campista e Imbetiba.
O ministério do Turismo avalia que a melhoria da classificação de destinos como Macaé mostra que os municípios têm trabalhado, cada vez mais, para fortalecer sua atividade turística como, por exemplo, infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços. Com a nova categorização, a classificação dos municípios que fazem parte do Mapa do Turismo no Rio de Janeiro ficou distribuída da seguinte maneira: A (08), B (12), C (27), D (41) e E (1).
De acordo com a nova classificação, houve crescimento da atuação do turismo em 358 municípios. Segundo portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico.
Turismo de negócios - O turismo de negócios cresce de 6% a 9% ao ano, correspondendo a 71% do setor e a 10% do PIB do município. Um dos eventos mais movimentados foi no mês de junho de 2017, quando a cidade recebeu a 9ª edição da Brasil Offshore, terceira maior feira de petróleo e gás do mundo e que tradicionalmente lota os hotéis macaenses. O fluxo de turistas aponta Macaé como cidade com vocação regional para geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS