Crimes assustam em São João da Barra
Ana Laura Ribeiro e Jéssica Felipe 09/02/2018 10:03 - Atualizado em 09/02/2018 14:57
145ª DP
145ª DP
A sensação de insegurança tem crescido em São João da Barra. Para autoridades policiais, a importância do registro de ocorrência é primordial para nortear ações ostensivas mais eficientes para coibir crimes. Na noite da última quarta-feira, por volta de 21h, homens armados invadiram uma residência situada na avenida Atlântica, em Atafona, fizeram um casal refém e levaram, além de pertences, dois veículos. No mesmo dia, a Prefeitura debateu o esquema de segurança para o período de Carnaval. Até o fechamento da edição, nenhum suspeito havia sido detido.
Segundo a Polícia Civil, cerca de cinco suspeitos chegaram a residência e teriam batido palmas para chamar os moradores. Ao atender o grupo, uma das vítimas foi logo rendida. Dentro do imóvel, o casal foi amarrado pelos bandidos. Uma das vítimas conseguiu se soltar e acionar a Polícia Militar. Além dos objetos, o grupo abandonou a casa levando um Chevrolet Montana e um Honda Fit, os dois de cor prata. As placas dos carros já estão no sistema da polícia.
Questionado sobre o patrulhamento em São João da Barra, o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) respondeu, em nota, que entre os dias 1º de janeiro de 2018 e 7 de fevereiro foram registrados 15 incidências de roubo de rua; uma incidência de roubo a residência; e nenhuma incidência de roubo a estabelecimento comercial. “O patrulhamento nessa área ocorre normalmente com as viaturas do setor e também acontece intensificação no setor com operações pontuais, com o intuito de inibir a prática de diversos delitos, não tendo concentração de dias e horários nos delitos ocorridos, que os demais casos são subnotificações, informando ainda que é necessário o devido registro dos casos nas delegacias da região, para que assim seja direcionado o policiamento para atender os possíveis fatos”, disse a nota.
De acordo com o delegado titular da 145º Delegacia de Polícia (DP), de São João da Barra, Carlos Augusto Guimarães, os policiais militares que iniciaram as buscas pelo local não encontraram os suspeitos e nem informaram sobre a existência de câmeras no local do crime. Até o fechamento da edição, nenhum suspeito havia sido detido. Carlos Augusto ressaltou o pedido da PM para que os registros, mesmo em casos pequenos, sejam feitos junto à delegacia.
Carnaval – Antes do ocorrido, a prefeita Carla Machado (PP) esteve em reunião com representantes da segurança pública. A programação do carnaval abrange também as praias de Atafona, Açu e Grussaí, por isso, uma estratégia de segurança foi montada para esse período. O tenente-coronel Fabiano Santos, do 8º Batalhão de Polícia Militar, confirmou o reforço no efetivo da Polícia Militar em todo o município no período de carnaval, atuando desde ontem.
A PRF intensificará a fiscalização na BR 356, com viaturas munidas de bafômetro, radares móveis e contando também com veículo de apreensão de animais e suporte na base de apoio em Cajueiro. Na Delegacia de Polícia Civil, os cidadãos além do plantão de 24h e aumento de efetivo de 50%, poderão contar com o serviço da Delegacia Online, para a comunicação de ocorrências através do site: https://dedic.pcivil.rj.gov.br/.
O destacamento do Corpo de Bombeiro Militar e Defesa Civil do município também atenderão com plantonistas 24 horas e um barco de apoio caso seja necessário. O secretário de Segurança Pública, Maxwell Araújo ressaltou, que todo o trabalho será realizado de forma integrada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS