Hemocentro com demanda de 70 doações diárias para manter estoque
20/02/2018 15:52 - Atualizado em 22/02/2018 13:20
Supcom
O Hemocentro Regional de Campos ainda reforça campanha de doação de sangue para manter seu estoque. Para atender toda a demanda, a unidade necessita de todos os tipos sanguíneos, principalmente os de fator Rh negativo como O e A. O Hemocentro funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h, no Hospital Ferreira Machado (HFM), que fica situado na rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju.
De acordo com a assistente social Cristiane Barros, pessoas com tipo sanguíneo de fator Rh negativo são mais raras de ser encontradas. "A gente pede às pessoas que já saibam que têm sangue com fator Rh negativo que compareçam ao Hemocentro. Contamos com a sensibilidade e solidariedade. Vale destacar que as outras pessoas de outros tipos sanguíneos também podem fazer suas doações normalmente", comentou ao ressaltar que o ideal seria ter 70 doações por dia para manter o estoque equilibrado.
O Hemocentro Regional de Campos é o único banco de sangue público das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro e atende um total de 25 instituições hospitalares, sendo nove em Campos e mais 16 unidades hospitalares espalhadas em 14 municípios.
Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS