As descobertas em Portugal
19/02/2018 18:00 - Atualizado em 21/02/2018 14:21
Divulgação
Portugal entrou na moda do circuito turístico mundial e no ano passado o número de visitantes estrangeiros chegou aos 21 milhões. Lisboa e muitas cidades portuguesas foram invadidas não apenas no período de férias de verão. O período de calor se foi e uma nova horda de turistas chega a Portugal, pessoas aposentadas e da terceira idade.
O país viveu oito anos apavorantes nas mãos do governo de direita de Passos Coelho, quando sua economia entrou em colapso, com a vitória parlamentar do partido Socialista, do Partido Comunista e do Bloco de Esquerda, liderada por Antônio Costa, o País entrou num novo ciclo de desenvolvimento, com o apoio do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Brasileiros, chineses e de outras nacionalidades vêm se mudando para Portugal para residir em Lisboa — que está sendo apontada a melhor cidade turística da Europa —, Porto e até aldeias do interior de Norte a Sul do País.
Nas próximas viagens a Portugal vale conhecer 19 sítios turísticos que passamos a recomendar. A listagem foi elaborada com a colaboração das entidades regionais de Turismo do Porto e Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve e da Secretaria Regional de Turismo dos Açores, às quais foram pedidos destinos/atividades menos conhecidos nas respetivas regiões e que fossem ideais para a época baixa. Segue abaixo a listagem:
1 - Ferraria, S. Miguel A Ponta da Ferraria, na ilha de S. Miguel, nos Açores, é uma das zonas balneares mais extraordinárias do país.
2 - Funicular de Bom Jesus do Monte, Braga. Construído ainda no século 19, o Funicular de Bom Jesus do Monte, em Braga, é patrimônio nacional e está classificado como monumento de interesse público.
3 - Adega Mayor A Adega Mayor, situada em Campo Maior, no Alentejo, nasceu da visão do Comendador Rui Nabeiro e do traço inconfundível do arquitecto Siza Vieira.
4 - Autódromo do Algarve.
5 - Cava de Viriato A Cava de Viriato, em Viseu, remonta ao século X ou XI.
6 - Pico do Arieiro. O Pico do Arieiro, na Madeira, é o terceiro ponto mais elevado da ilha (1818m) e oferece aos turistas vistas de tirar o fôlego.
7 - Barreiro. A Reserva Natural Local Sapal do Rio Coina e Mata Nacional da Machada e o seu Centro de Educação Ambiental, no Barreiro.
8 - Estupeta de atum. É no Sotavento algarvio — especialmente entre Olhão e Vila Real de Santo António — que a estupeta de atum pode ser provada. Feita com atum conservado em salmoura, utiliza-se em saladas frescas
9 - Algar do Carvão Classificado como monumento natural regional, o Algar do Carvão, na Ilha Terceira, nos Açores, é especial devido à origem vulcânica.
10 - Castelo de Silves O Castelo de Silves, no Algarve, é uma das mais notáveis obras da engenharia militar árabe.
11 - Aqueduto da Amoreira, Elvas. O impressionante Aqueduto da Amoreira, em Elvas, está incluído na área Património da Humanidade da cidade alentejana.
12 - Fraga Amarela. A Fraga Amarela, em Miranda do Douro, é uma enorme superfície vertical de tons amarelos, ocres e pardos (resultado de líquenes e musgos) onde a lenda diz que pode ler-se o algarismo “2”.
13 - Moinhos de Palmela no Parque Natural da Arrábida, em Palmela, pode fazer o percurso pedestre dos moinhos.
14 - Paço Ducal de Vila Viçosa. O Paço Ducal de Vila Viçosa, no Alentejo, começou a ser construído em 1501 e só foi terminado no século 17. A fachada de 110 metros revestida a mármore da região faz deste palácio real um exemplar único na arquitetura civil portuguesa.
15 - Pedreira do Campo, Santa Maria. A Pedreira do Campo, na ilha de Santa Maria, nos Açores, apresenta uma impressionante parede de “pillow lavas” com mais de 100 m de altura que atesta que a ilha esteve submersa há alguns milhares de anos.
16 - Salinas do Samouco. Durante muitos anos, a salinicultura foi a principal atividade económica da vila. As Salinas do Samouco é um local de refúgio e de nidificação de várias espécies de aves.
17 - Grutas de Mira de Aire. Localizadas no Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros, são as maiores grutas do país, embora apenas uma pequena parte possa ser visitada.
18 - Ocean Revival. É um parque submerso ao largo de Portimão, onde foram afundados navios de guerra da Marinha Portuguesa obsoletos para criar o maior recife artificial da Europa. Os mergulhadores têm, aqui, uma oportunidade única de nadar entre a História e a fauna e flora do Algarve.
19 - Convento de Santa Cruz. O Convento de Santa Cruz do Buçaco remonta a 1628, quando a mata do Buçaco foi doada à Ordem dos Carmelitas Descalços para a construção do retiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS