Estado diminui envio de vacinas
Jéssica Felipe 20/02/2018 22:41 - Atualizado em 21/02/2018 14:35
A prefeitura de Campos emitiu, na última segunda feira, um comunicado sobre a insuficiência no estoque de vacinas do município. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, a falta de abastecimento por parte do Estado, neste mês, tem comprometido a administração de vacinas como BCG, Pentavalente e Antirrábica, que já estão limitadas.
Para a vacina BCG, que protege recém-nascidos contra a tuberculose, a secretaria informou que os pais deverão fazer um agendamento no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 2), ao lado da Cidade da Criança, quando as doses esgotarem nas maternidades. De acordo com a enfermeira chefe da unidade, Suzane Loureiro, o sistema de agendamento auxilia na melhor utilização do produto, já que depois de aberta, a vacina deve ser utilizada em até seis horas.
No CRTCA 1, na Barão de Miracema, cerca de nove agendamentos estão sendo realizados por dia. A unidade fará a vacinação da BCG até março, a partir de abril, apenas o CRTCA 2 atenderá a demanda, explicou Cintia Rangel, responsável pelo setor, considerando que, no momento, restam apenas quatro vagas.
Para a chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina, esta é uma situação vivenciada em todo o estado, que não tem imunobiológico para enviar.
— Ainda existem poucas doses nas maternidades e assim que se esgotarem os pais serão avisados para fazer o agendamento — ressaltou.
Em resposta, a Secretaria de Estado Saúde informou que recebeu uma nova remessa que será distribuída aos municípios a partir dessa semana. “Sobre a vacina antirrábica humana, o quantitativo que vem sendo enviado pelo Ministério está abaixo das necessidades mensais do Estado, a última remessa foi recebida no dia 08 de fevereiro e disponibilizada aos municípios. Já a vacina Pentavalente está em falta e a pasta aguarda a próxima entrega para regularizar a distribuição”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS