Em estado de greve, servidores da Uenf decidem retomar atividades na quarta-feira
Jane Ribeiro 19/02/2018 17:08 - Atualizado em 20/02/2018 18:34
Os servidores técnicos administrativos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), que estavam em greve há quase seis meses, resolveram, durante assembleia, retornar as atividades na próxima quarta-feira (21), mantendo o estado de greve. O retorno dos alunos em sala de aula já está previsto para o dia 26, com o fim da greve dos docentes decidida em reunião no dia 7 de fevereiro. O calendário acadêmico já foi proposto e será aprovado ainda nesta semana. A sugestão é a reposição do semestre de 2017 e o de 2018 como cursos de verão, nos próximos quatro anos.
Dos 642 servidores técnicos, apenas 88 compareceram a assembleia. Apenas sete votaram pela permanência da greve. O restante aceitou o retorno em estado de greve, tendo um dia de mobilização durante a semana. A ideia é cobrar reivindicações pendentes e a segurança no Campus.
— Estamos retornando em estado de greve, mas não está normal, tudo aqui continua muito ruim. Estamos nos esforçando sem ainda receber o décimo terceiro de 2017. O retorno é um voto de respeito, de confiança na instituição. Vamos cobrar segurança em toda a universidade. Nossa preocupação é manter a Uenf viva — informou o dirigente do Sintuperj, Sérgio Dutra.
Decisão foi tomada em assembleia
Decisão foi tomada em assembleia / Antônio Leudo
O reitor da Uenf, Luís Passoni, garante o retorno no dia 26 já com um calendário preparado pela Câmara de Graduação e aprovado pelo colegiado Acadêmico na reunião da próxima quinta-feira (22). Segundo ele, a volta dos servidores técnicos será crucial para a retomada dos trabalhos.
— É importante que eles retornem para que tenhamos melhores condições de funcionamento. Os técnicos administrativos são essenciais para o processamento burocrático, são muitas funções e nós precisamos desse pessoal de volta. Quanto à segurança, sei da preocupação dos servidores, mas estamos aguardando para o dia 27 o pregão com a licitação. Enquanto isso, continuamos contando com o apoio da PM, da Guarda Civil e da Ambiental que já está instalada no Campus — informou o reitor, que declarou, ainda, que o calendário acadêmico já foi proposto e deverá ser aprovado na próxima quinta-feira pelo Colegiado Acadêmico.
“Não será nada fácil. Houve um atraso muito grande, praticamente um ano do calendário acadêmico pendente. Vamos recuperar com cursos de verão e teremos o terceiro semestre no ano. Números menores de disciplinas com carga horária maior”, concluiu Passoni.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS