Irmãos da Solidariedade renova convênio com Ministério da Sáude
21/02/2018 20:47 - Atualizado em 23/02/2018 13:24
Irmãos da Solidariedade
Irmãos da Solidariedade / Folha da Manhã
Neste mês de fevereiro, através do Fundo Municipal da Saúde, o Ministério da Saúde renovou o convênio de incentivo financeiro com a Associação Irmãos da Solidariedade. A Organização Não Governamental, sem fins lucrativos trabalha acolhendo, abrigando e assistindo indivíduos que vivem com HIV/Aids ou que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial pobreza e exclusão social, em Campos. Atualmente, a instituição se mantém com recurso federal e também com um repasse do município. O novo convênio, no valor de R$ 189 mil, dividido em seis parcelas iguais, garantirá mais um ano de atividades para 42 residentes e cerca de 100 atendimentos populares.
A instituição, que completará trinta anos em 2018, nasceu do amor e solidariedade da assistente social Fátima Castro, em 1988. Na época, período recente ao surgimento da Aids no Brasil, Fátima acolheu em sua casa, uma mulher em situação de vulnerabilidade, que apesar de não ter vícios, ser casada e mãe de seis filhos, vivia um estado de saúde preocupante. Dois anos depois, com o auxílio da assistente, a mulher foi diagnóstica com o vírus HIV. Não estando no considerado até então, “grupo de risco”, direcionado a homossexuais, prostitutas e usuários de drogas, a acolhida de Fátima se tornou o ponto de partida para uma nova história sobre acolhimento ao paciente de Aids em Campos.
No bairro Jardim Carioca, no imóvel que por algum tempo foi alugado, a Associação atende gratuitamente com assistência social, fisioterapia, psicologia, infectologista, psicanalista, psiquiatra, dentista e nutricionista, além de fornecer espaço de beleza, oração e palestras no auditório. Os serviços são disponibilizados ao público interno e externo. A fundadora Fátima Castro ressalta que é necessário saber lidar com o soro positivo de forma carinhosa, compreensiva, afetiva, suprindo as suas carências estando próximo sempre que possível, tocá-las e ouvi-las com atenção. “É importante promover festividades, animação, passeios, campanhas, recreações e procurar sempre estar observando o que é solicitado por eles nos diversos momentos do seu tempo na instituição. Hoje a Associação vive basicamente com dois recursos, esse da prefeitura e outro do estado. Por isso é de tamanha importância a renovação desse convênio para nós”.
“Ao longo dos mais de 25 anos de existência, a Casa de Apoio Associação Irmãos da Solidariedade tem sido parceira da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes no objetivo principal oferecer assistência multidisciplinar aos portadores do HIV e/ou doentes de aids sem recursos financeiros ou apoio familiar, promovendo a sua reintegração à família e à sociedade”, considerou o coordenador de Programas Especiais da Prefeitura de Campos, Alexandre Sereno.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS