Com baixo estoque de sangue, cirurgias eletivas são canceladas
19/10/2017 18:07 - Atualizado em 24/10/2017 19:27
Estoque de sangue no Hemocentro de Campos
Estoque de sangue no Hemocentro de Campos / Supcom Campos
O Hemocentro Regional de Campos alerta para a baixa quantidade de bolsas de sangue em estoque e faz um apelo para que a população compareça à unidade para doar. Segundo a diretora do Hemocentro, Sandra Challub, a unidade necessita de todos os tipos sanguíneos, principalmente A e O de fator negativo. Ela ressaltou que, por conta do baixo estoque, algumas cirurgias eletivas precisaram ser canceladas. O Hemocentro funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), das 7h às 18h, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.
— Estamos fazendo esse apelo à população para que venham doar sangue. Atualmente, estamos atendendo mais os casos de emergência porque nosso estoque está baixíssimo. Como já era esperado, no último feriado teve uma redução bastante considerável em nosso estoque e precisamos repor. Mas para que isso aconteça é preciso que as pessoas façam suas doações, que elas se sensibilizem com a situação. Pois, doar sangue é um ato de solidariedade, que leva apenas alguns minutos, para salvar inúmeras vidas — destacou Sandra Challub.
Atualmente, ainda de acordo com a diretora do Hemocentro, a unidade encontra-se com o estoque zerado do sangue A negativo e quase zero do O negativo. “Esses dois tipos de sangue são os que estão mais em baixa. Porém, nossa carência é de todos os tipos”, comentou.
Podem doar as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, que tenham mais de 50 kg. Os doadores não precisam estar em jejum, mas também não podem ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas e não devem ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Para doar, é necessária a apresentação de documento original com foto. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Unidade móvel — Para tentar aumentar o volume do estoque, o Hemocentro também tem ido a diferentes locais com sua unidade móvel de coleta. No próximo sábado (21), o ônibus estará na 3ª Igreja Batista de Campos, localizada na rua Voluntários da Pátria, 390, das 8h às 13h. A unidade de coleta segue calendário com outras três datas neste mês. Na terça-feira (24), estará na Universidade Salgado de Oliveira (Universo); na quinta-feira (26), o ônibus estará estacionado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf); e no dia 31, o trabalho está previsto para acontecer no Porto do Açu, em São João da Barra.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS