Tragédia de Janaúba deixa sete mortos e 43 feridos
06/10/2017 19:25 - Atualizado em 17/10/2017 15:57
Incêndio em creche de Janaúba
Incêndio em creche de Janaúba / Divulgação-Polícia Militar
A tragédia na cidade mineira de Janaúba causada pelo segurança de uma creche, que ateou fogo em crianças na manhã dessa quinta-feira (5), deixou sete mortos e 43 feridos. Treze pacientes estão em estado grave e foram encaminhados para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, referência em queimaduras no estado. Outras vítimas foram transferidas para Montes Claros e 13 permanecem no município. 
Na manhã dessa quinta-feira, o vigia Damião Soares dos Santos, 50 anos, entrou na escola na qual trabalhava e ateou fogo nas crianças e em si mesmo. O vigia foi uma das pessoas que morreram. Também morreu a professora Helley Abreu Batista, 43 anos, que chegou a tentar impedi-lo fisica-mente, e que ajudou no resgate de crianças.
A creche Gente Inocente, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), localizada no bairro Rio Novo, é pública e recebe crianças de zero a seis anos. Além do vigia e da professora, morreram as crianças Ana Clara Ferreira Silva, Luiz Davi Carlos Rodrigues, Juan Pablo Cruz dos Santos, Ju-an Miguel Soares Silva e Renan Nicolas Santos, todos de 4 anos de idade.
O médico responsável pela equipe médica que atendeu as vítimas, Helvécio Albuquerque, disse que graças à “atuação conjunta de polícias, Corpo de Bombeiros, profissionais da saúde e de volun-tários, além da sociedade civil, foi possível fazer todos os atendimentos e encaminhamentos neces-sários”.
Segundo Albuquerque, além do atendimento imediato, as vítimas vão precisar de uma série de cui-dados, devido às queimaduras, e de acompanhamento psicológico, tanto para as vítimas quanto para as famílias. Segundo Albuquerque, quatro pessoas estão com 80% ou mais do corpo queima-do, sendo que queimaduras que atingem acima de 70% do corpo são consideradas gravíssimas.
A Prefeitura reforçou a necessidade de doações, que servirão tanto para questões imediatas quanto para garantir a qualidade do acompanhamento futuro das vítimas e famílias. Até o momento, foram arrecadados R$ 177 mil. A prestação de contas deverá ser feita mensalmente ao Ministério Público.
O governador Fernando Pimentel esteve em Janaúba nessa quinta para acompanhar os trabalhos de assistência aos feridos e aos familiares das vítimas.
Creche em Janaúba
Creche em Janaúba / Divulgação-Polícia Militar
Doações
Em nota divulgada nesta sexta-feira (6), a Prefeitura Municipal de Janaúba pede o apoio da popula-ção. Os Hospitais Regional e Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan) precisam de doações de luvas de procedimento, dipirona injetável, soro fisiológico, agulhas, morfina, entre ou-tros. Além de água mineral, roupas para crianças e roupas de cama. As doações podem ser entre-gues na própria Prefeitura. O órgão também recebe doações por transferência bancária.
Nessa quinta, em nota, o ministério da Saúde informou que irá ajudar no que for preciso, desde o custeio ou envio de materiais hospitalares, bem como apoio técnico para a o tratamento dos casos.
Luto
Em nota, o ministro da Educação, Mendonça Filho, manifestou pesar pela tragédia e disse que a educação infantil e o país estão de luto. “Reafirmamos nosso compromisso na busca pela melhor formação para todas as equipes da Educação Infantil – desde a professora, o professor, e todos os profissionais de creche, para que as crianças que chegam ao mundo pelo Brasil possam ter todos os seus direitos assegurados”, disse o ministro.
Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS