Bombeiros buscam foco de incêndio no Desengano
Daniela Abreu 20/10/2017 20:54 - Atualizado em 24/10/2017 19:19
Depois de um incêndio atingir o Parque Estadual do Desengano no município de Santa Maria Madalena, agora o problema atinge a Região do Imbé, no mesmo parque, mas no lado de Campos. Segundo assessoria do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), em Campos, uma aeronave que operava na contenção das chamas em Santa Maria Madalena e Nova Friburgo se dirigiu ao município, nesta sexta-feira, para identificar os pontos exatos dos focos. Para o corpo de Bombeiros, há inúmeras possibilidades para a causa do incêndio, mas para ambientalistas, todas passam pela degradação das matas, pelo homem, ao longo dos anos, que vem gradativamente agravando os efeitos nos períodos de estiagem.
De acordo com a assessoria do 5º GBM, o foco de incêndio no Desengano, em Campos, foi percebido nesta sexta, sem identificação do ponto exato, mas dentro da área de mata. Com a localização, pelas aeronaves, será possível iniciar o trabalho de combate. Ainda de acordo com a assessoria, muitas são as possíveis causas. Além de incêndio criminoso, pela ação direta do homem que em visitação a essas áreas, deixa lixo como latas de bebidas ou recipientes de vidro e acaba refletindo o calor do sol ou mesmo as pedras quentes em contato com a vegetação ressecada.
Para o ambientalista Aristides Sofiatti, as duas causas têm o homem como protagonista “As florestas foram sendo eliminadas pouco a pouco e as que restaram não são suficiente para evitar um incêndio”, disse frisando que as poucas árvores que restaram não dão conta de reter a umidade do solo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS