Detran adapta sistema para cumprimento da nova lei
20/10/2017 18:42 - Atualizado em 24/10/2017 19:24
O Detran-RJ informou que, a partir da próxima terça-feira (24), o cidadão poderá marcar o agendamento de vistoria de veículos no site do departamento (www.detran.rj.gov.br) sem a necessidade de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Independentemente de a secretaria estadual de Fazenda (Sefaz) estar trabalhando com o banco arrecadador, Bradesco, para encontrar uma solução, o Detran-RJ desenvolveu uma adaptação específica no sistema para cumprir a Lei 7.718/2017, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que permite ao cidadão fluminense a realização da vistoria sem a necessidade de pagamento do IPVA.
— Não medimos esforços para cumprir a nova lei. Criamos um grupo de trabalho, que desenvolveu uma solução própria para cumprir a nova legislação. O Detran criou um sistema próprio para resolver a questão e estamos colocando em prática — destaca Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.
Para isso, o usuário deverá seguir os seguintes procedimentos de acordo com o serviço escolhido:
1 – Licenciamento anual
O cidadão deverá pagar os Dudas, correspondentes a cada ano de exercício, de código 051-5, no valor de R$ 189,45, correspondente à taxa de CRLV e vistoria.
2 – Licenciamento anual sem vistoria
O cidadão deverá pagar os Dudas, correspondentes a cada ano de exercício em débito, correspondente ao ano de débito, de código 034-5, no valor de R$ 54,13 correspondente à taxa de CRLV.
O Detran-RJ reforça que o pagamento do Duda deve ser correspondente ao CPF/CNPJ do proprietário do veículo. No caso de arrendamento, o pagamento deverá ser feito no CPF ou CNPJ do arrendatário.
Pagamento do DPVAT
Para todos os serviços, o cidadão também precisa fazer o pagamento do Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat). Com o novo procedimento, o boleto referente a esta taxa deverá ser impresso no site da seguradora Líder (www.seguradoralider.com.br).
Após o pagamento das taxas correspondentes, o cidadão deverá fazer o agendamento do seu serviço no site do Detran. Como já são realizadas atualmente, as marcações são feitas após a compensação do pagamento do serviço.
Após a vistoria, o cidadão, se atender todas as exigências, receberá o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do Detran legalizando o veículo, com a observação administrativa das pendências de pagamento do IPVA dos respectivos anos de débito, como determina a nova lei.
O Detran-RJ esclarece que o licenciamento só pode ser feito sem pendências de multas no sistema.
Fonte: Detran-RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS