Marco histórico na Igreja São Francisco
Matheus Berriel 20/10/2017 19:24 - Atualizado em 24/10/2017 18:59
Na noite deste sábado, será inaugurado no pátio externo da Igreja de São Francisco de Assis um Marco Sacro-Histórico-Cultural, com painel expositivo, em alusão aos primórdios da cidade de Campos dos Goytacazes. O marco representará a Capela de palha que teve estabelecido ao seu redor, em 1652, o primeiro povoamento da Freguesia de São Salvador dos Campos. Também está programado o lançamento da primeira exposição sócio-histórica-cultural da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, com pinturas, registros fotográficos e cartuns apresentando a evolução da Capela inicial até chegar à Igreja atual. Os eventos estão marcados para as 18h e 18h15, respectivamente. Antes, às 17h, haverá uma missa de Ação de Graças.
De acordo com o ministro da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, instituição que mantém a igreja, Oswaldo Almeida, o lançamento do marco é de extrema importância histórica-cultural para a comunidade campista. “Esse marco é exatamente um registro sólido, representando que ali, naquele chão, nasceu Campos dos Goytacazes. Ali é o marco zero”, afirmou. Foi justamente a Igreja de São Francisco a primeira a receber uma missa em Campos, há 365 anos.
A exposição, que complementa a história representada pelo marco, mostrará a evolução da planície goitacá diretamente ligada à Igreja de São Francisco. “São registros fazendo uma conexão entre o início de Campos, através de uma Capela que sediou em torno dela a primeira povoação de Campos, com o nome de Freguesia de São Salvador de Campos dos Goytacazes, que cresceu, virou vila e depois cidade. A Igreja Católica esteve sempre presente nessa evolução. Em 2017, completamos 365 anos do início da povoação como freguesia”, completou.
Recentemente, os membros da Igreja de São Francisco vêm realizando um trabalho dando ênfase à cultura. No início do mês, o templo recebeu o grupo teatral da Paróquia São Benedito para uma apresentação contando a história de São Francisco. Além disso, na própria Igreja, há um projeto musical que conta com a participação de jovens da periferia, através de uma orquestra. O objetivo maior, principalmente a partir do lançamento da exposição de hoje, é contar com verba federal para que seja montado um centro cultural, que funcionará como uma espécie de museus, expondo o grande acervo artístico religioso que a igreja possui.
— O trabalho musical já existente está sendo muito bem aceito na igreja. Essa exposição de agora, faremos com recursos próprios e apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). É uma exposição inicial, temporária. Será um experimental para uma grande exposição que queremos montar na parte superior da igreja, dentro de um espaço cultural franciscano. Estamos fazendo um projeto para ser apresentado ao Ministério da Cultura. Só depois de aprovado vamos desencadear. Isso depende de quem vai analisar e aprovar o projeto. Acredito que seja para o próximo ano — contou Oswaldo Almeida.
A primeira exposição da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência ficará aberta para visitação todos os dias, de 9h às 16h, com entrada franca. A previsão inicial de duração é de 20 dias, mas o prazo pode ser estendido. A Igreja do São Francisco fica localizada na rua Treze de Maio, 182, no Centro de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS