Nova visita ao Caju neste sábado
19/10/2017 21:00 - Atualizado em 24/10/2017 18:58
O Cemitério do Caju, inaugurado em 1835, receberá amanhã (21), às 14h, mais um grupo de universitários para uma visita. São alunos dos cursos de Direito e de Engenharia Civil da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). A iniciativa é da presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), historiadora e professora Sylvia Paes. Durante o ano, ela organiza grupos duas vezes por semestre para um verdadeiro tour no maior cemitério do interior do estado do Rio de Janeiro. O que para muitos é sinônimo de morte, para a historiadora, representa a vida. Pela beleza e valor histórico das esculturas encontradas nas sepulturas, o Cemitério do Caju já é considerado um museu a céu aberto. Os interessados podem acompanhar a visita.
A historiadora explica que, ao contrário do que muitos pensam, o cemitério retrata a vida. “Ao visitar o cemitério, vemos que ele retrata a vida porque vemos as igualdades e as diferenças. Tudo isso está refletido, de alguma forma, lá”, explica Sylvia, que acompanha grupos estudantes de História, Arquitetura, Direito, Letras, Artes e Relações Internacionais.
Ela afirma que, cada grupo, tem uma área de interesse. “Muitos vêm pela arquitetura das esculturas. Outros pelos vultos históricos e suas histórias. No cemitério do Caju, estão enterrados Felipe Uébe, Nina Aroeira, os barões de Miranda e de São João da Barra, Barbosa Guerra; o primeiro prefeito de Campos, que é o Marechal Rodrigues Peixoto; entre outros. O cemitério do Caju guarda muitas histórias”.
Com os alunos de Direito, por exemplo, são abordadas em que situações acontece a exumação. Sylvia conta que a ideia surgiu quando o diretor teatral e poeta Antonio Roberto de Góis Cavalcanti, o Kapi, era diretor de turismo do município, na década de 1990. “Através de uma parceria entre o Senac e a prefeitura, foi instituído o curso de guia de turismo e um dos locais visitados era o Caju”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS