A Pega Correta
- Atualizado em 08/08/2017 20:15
Para o sucesso da amamentação é muito importante saber sobre A PEGA CORRETA. Pois a pega incorreta pode trazer muita dor e problemas para a mãe e dificultar ou impossibilitar (quando a mãe desiste) a amamentação. Por isso é muito importante saber como posicionar o bebê nas mamadas e proporcionar a pega perfeita. 
Primeiramente, é importante que a mãe e bebê estejam bem confortáveis na hora da mamada. A mãe precisa se sentar em local confortável, com as costas apoiadas. A almofada de amamentação pode ser usada para ajudar e não cansar o braço da mãe. Ao colocar o bebê no colo, ele deve estar com a cabeça e corpo alinhados. Sempre falo com as mães que elas devem lembrar que ninguém gostaria de comer com o pescoço virado para o lado. Outra coisa importante, é não ficar segurando o pescoço do bebê, pois da mesma forma ninguém gostaria de comer com alguém regulando o movimento do pescoço. 
Depois de bem posicionado, ao colocar o bebê no seio, devemos ajudá-lo a abocanhar a aréola e não somente o bico. Pois isso pode gerar fissuras e pega inadequado. Não é necessário que a mãe tenha bico protuso, pois o bebê fará a pega na aréola. Na imagem podemos ver como a boca deve estar posicionada: 
Pega Correta
Pega Correta / Internet
A melhor preparação para amamentar é procurar na gestação por INFORMAÇÃO, assim a mãe se sente mais segura para aprender a amamentar, pois não é um ato instintivo. Então precisamos como profissionais de saúde informar sobre esse momento, e como familiares e amigos de uma mãe nesse momento, devemos sempre evitar o exagero de opiniões. As mães são muito pressionadas nesse momento e o estresse pode atrapalhar na amamentação. E ela possui muitos benefícios para mãe e para o bebê, portanto deve ser sempre estimulada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rachel Faria e Ana Luíza Ferraz

    [email protected]