Blitz educativa no Dia Internacional do Pedestre
Jéssica Felipe 08/08/2017 16:37 - Atualizado em 10/08/2017 13:42
Blitz educativa na avenida Pelinca
Blitz educativa na avenida Pelinca / Divulgação
Alunos da Escola Municipal Amaro Prata Tavares participaram de uma intervenção denominada “blitz educativa”, em comemoração ao Dia Internacional do Pedestre, nesta terça-feira (8). A ação aconteceu na avenida Pelinca, das 13h40 às 14h30. Um grupo de 14 estudantes distribui panfletos e orientou a população quanto ao uso da faixa de segurança e travessia em passarelas. A realização é do Programa de Educação no Trânsito da concessionária Autopista Fluminense. A atividade contou com apoio da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Educação.
A atividade faz parte do projeto "Educar para Humanizar o Trânsito" desenvolvido pelo Grupo Arteris - Autopista Fluminense e pela Gerência de Projetos Especiais da secretaria municipal de Educação. Outras 50 escolas de 13 cidades no trecho Niterói-Campos, fazem parte do programa.
Blitz educativa na avenida Pelinca
Blitz educativa na avenida Pelinca / Divulgação
— Esse projeto é desenvolvido com muita consciência pelos nossos alunos, que gostam e curtem todo material pedagógico, que vai desde jogos e revistas educativas, fantoches a capacitações pedagógicas. Neste ano, uma aluna desta unidade escolar (E. M. Amaro Prata Tavares) participou do Fórum da Juventude em um grande acampamento em São Paulo com tudo proporcionado pelo Grupo. Isso está sendo de extrema importância para essa aluna que melhorou sua frequência e rendimento escolar e hoje palestrou sobre o assunto para os colegas — explica Aline Nogueira, gerente de projetos especiais da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte.
A aluna é Thais Siqueira da Silva, de 18 anos. Ela contou que estava muito ansiosa para poder passar um pouco daquilo que aprendeu no Fórum da Juventude aos outros alunos e populares.
— Espero ter conseguido levar essa importância, que é a atenção e prudência do pedestre no trânsito. Me sinto muito satisfeita, espero que todos que estiveram lá, possam realmente prestar mais atenção. É uma "reeducação", muitos sabem o que tem que ser feito, mas não fazem. Todos que tem a carteira tanto de motorista, quanto a de motociclista, tiveram que aprender, ou seja, "estudar as leis de trânsito" mas, e os pedestres!? Muitos não sabem que tem deveres e direitos no trânsito. E, para mim, essa questão da importância seria esse conhecimento essa "Reeducação do Trânsito" para todos — considera a jovem.
Estatísticas - De acordo os dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde, comparadas ao ano anterior, em 2015, as mortes causadas por acidente de trânsito tiveram uma redução de 11%. Apesar da redução, os jovens seguem sendo as principais vítimas fatais. Em 2014, foram registrados 5.329 óbitos de crianças e jovens com idade entre 0 e 19 anos. Em 2015, foram 4.510 óbitos para a mesma faixa etária.
  • Aluna Thais Siqueira da Silva

    Aluna Thais Siqueira da Silva

  • Blitz educativa na avenida Pelinca

    Blitz educativa na avenida Pelinca

ÚLTIMAS NOTÍCIAS