Sal do Himalaia
19/10/2017 | 01h18
Sal rosa
Sal rosa / Arquivo pessoal
O objetivo principal desse post é ressaltar a ideia de que toda conduta nutricional (e isso inclui a indicação ou não de alimentos) deve ser baseada em estudos científicos e consensos dos órgãos que nos amparam.
Qual seria a função de um nutricionista se ao invés de buscar embasamento, se precipitasse e replicasse qualquer informação que ouve?
Demorei a me manifestar sobre esse tema justamente porque estava em busca de artigos científicos e de opiniões de colegas conceituados para evitar me colocar de forma equivocada.
É irresponsável e precipitada o posicionamento de algumas pessoas difundindo as informações recentes a respeito do sal do Himalaia.
É possível que sejam verdadeiras? SIM! Mas pensem comigo:
O sal rosa passa por órgãos reguladores na Europa, EUA, Japão e em todos estes países ele não foi contra indicado quanto à sua adequação e pureza. Será que todos eles erraram e uma única pessoa utilizando métodos caseiros fez essas descobertas? Desde o Congresso da VP de 2016 essa informação foi veiculada em uma oficina culinária (pela mesma pessoa) e desde então nenhum outro pesquisador demonstrou nada que a confirmasse.
Até o presente momento a recomendação continua sendo:
Evite o sal refinado - assim como o sal marinho, é obtido através da evaporação da água do mar. Porém, ele passa por processos térmicos e perde quase todos os traços de oligoelementos (incluindo o iodo) e só permanece com uma alta taxa de sódio. Após o refinamento, precisa passar por um processo de iodação.
Utilize o sal marinho integral - não passa por nenhum desses processos e, portanto, mantém todos os microminerais inclusive o iodo. O sal rosa do Himalaia é um tipo de sal marinho.
Desde que utilize um sal marinho não refinado de boa qualidade (não importa se ele veio do Himalaia, Paquistão, Hawai ou Mossoró), estará trazendo benefícios para o seu corpo.
Lembrando: o estudo da Nutrição é dinâmico e é possível que surjam outros nos mostrando que devemos ter uma postura diferente a respeito desse tema mas enquanto não houver embasamento e pesquisas sérias, qualquer tipo de informação precipitada é no mínimo irresponsável.
Compartilhe
AMAMENTA CAMPOS
01/09/2017 | 00h17
É com muito prazer e orgulho que apresentamos o #AmamentaCampos.
Um projeto construído com muito carinho e cuidado, para ajudar a fazer a diferença na vida das futuras mamães.
Vejo no dia a dia como esse momento da Amamentação é lindo mas ao mesmo tempo complexo e cheio de dificuldades e dúvidas. Foi pensando em auxiliar e facilitar essa fase tão importante na vida das mamães e suas famílias que eu escolhi profissionais competentes e atualizadas no assunto para criar o Amamenta Campos.
Muito obrigada por sonharem comigo:
Débora (Enfermeira. Pós graduada em neonatologia. Coordenou o banco de leite do Hospital Plantadores de Cana)
Thayanna (Ginecologista e Obstetra. Gestação de Risco pela HUPE/UERJ)
Bárbara (Pediatra. Pós graduanda em Uti pediátrica e neonatal).
Abordaremos também os principais cuidados com o recém nascido.
Muito feliz!
Aguardamos vocês!
Compartilhe
Dia da Nutricionista Infantil
01/09/2017 | 00h13
Hoje é o Dia do Nutricionista, e comemoro não só a nutrição, mas meu AMOR maior: a nutrição infantil.
E tem presente maior para uma nutricionista infantil, que uma foto dos seus pacientes se encontrando no hortifruti na sessão de orgânicos?? MEUS AMORES!!
Compartilhe
Dia do Nutricionista
31/08/2017 | 20h16
Dia do Nutricionista
Dia do Nutricionista / Arquivo pessoal
Hoje é dia do Nutricionista!!!!
Dizem por aí que estudamos culinária e que a nossa especialidade é criar cardápios. Culinária? É um detalhe...
Cardápio? Apenas um de nossos trabalhos.
Estudamos mesmo é o corpo humano na saúde e na doença, nas várias faixas etárias e estudamos também os alimentos e todos os seus benefícios ao organismo humano. Medicamentos? Nós não prescrevemos. Na verdade nossa missão é fazer com que menos pessoas precisem deles; nós prescrevemos alimentos, estes que fazem parte naturalmente da vida, desde o seu surgimento.
Nós? Somos nutricionistas!
Compartilhe
15 de Agosto - Dia da Gestante
15/08/2017 | 21h18
Gestação
Gestação / Internet
Hoje, dia 15 de Agosto é o Dia da Gestante!!!!
O período mais lindo da vida para mim. Quando dois corpos ocupam o mesmo espaço, quando nasce uma vida e se desenvolve totalmente através do outro, quando um amor incondicional nasce, quando nada mais importa (sexo, nome, roupinhas, quarto)..
O momento mais mágico, de amor mais puro e o momento que quero acompanhar através do meu trabalho para toda a vida.
Meu coração bate forte quando penso em uma gestante, meus olhos só estão direto na barriga, todo dia, ao atender e encontrar várias gestantes, toda vez o dom da vida me impressiona, me deixa boba!
Quão grata sou a todas elas que me permitem cuidar de seus frutos desde o período uterino. Um feliz dia das gestante para todas as barrigudinhas!!!!
Compartilhe
A Pega Correta
08/08/2017 | 20h15
Para o sucesso da amamentação é muito importante saber sobre A PEGA CORRETA. Pois a pega incorreta pode trazer muita dor e problemas para a mãe e dificultar ou impossibilitar (quando a mãe desiste) a amamentação. Por isso é muito importante saber como posicionar o bebê nas mamadas e proporcionar a pega perfeita. 
Primeiramente, é importante que a mãe e bebê estejam bem confortáveis na hora da mamada. A mãe precisa se sentar em local confortável, com as costas apoiadas. A almofada de amamentação pode ser usada para ajudar e não cansar o braço da mãe. Ao colocar o bebê no colo, ele deve estar com a cabeça e corpo alinhados. Sempre falo com as mães que elas devem lembrar que ninguém gostaria de comer com o pescoço virado para o lado. Outra coisa importante, é não ficar segurando o pescoço do bebê, pois da mesma forma ninguém gostaria de comer com alguém regulando o movimento do pescoço. 
Depois de bem posicionado, ao colocar o bebê no seio, devemos ajudá-lo a abocanhar a aréola e não somente o bico. Pois isso pode gerar fissuras e pega inadequado. Não é necessário que a mãe tenha bico protuso, pois o bebê fará a pega na aréola. Na imagem podemos ver como a boca deve estar posicionada: 
Pega Correta
Pega Correta / Internet
A melhor preparação para amamentar é procurar na gestação por INFORMAÇÃO, assim a mãe se sente mais segura para aprender a amamentar, pois não é um ato instintivo. Então precisamos como profissionais de saúde informar sobre esse momento, e como familiares e amigos de uma mãe nesse momento, devemos sempre evitar o exagero de opiniões. As mães são muito pressionadas nesse momento e o estresse pode atrapalhar na amamentação. E ela possui muitos benefícios para mãe e para o bebê, portanto deve ser sempre estimulada.
Compartilhe
Chá ajuda a curar doenças?
25/07/2017 | 06h03
Chá de romã
Chá de romã / Arquivo pessoal
Nesse tempo frio, um chazinho cai muito bem!! E se além do prazer, trouxer benefícios, é melhor ainda. E para a mulher não existe chá melhor do que o de romã. Ele é rico em um antioxidante chamado antocianidina que tem um comportamento parecido com o estrogênio por isso é bom pra TPM e também para sintomas da menopausa. Também é excelente para flacidez por ser rico em ácido elágico que age nas células da pele melhorando (muito) o aspecto!!
Compartilhe
Posso usar azeite para cozinhar?
06/07/2017 | 10h23
Azeite
Azeite / Arquivo pessoal
Muitas informações já foram divulgadas a respeito do azeite e uma das principais era que ele saturava quando submetido a altas temperaturas. 
Atualmente, estudos já comprovaram que ele satura sim, porém APENAS se atingir a temperatura de 210 C°, o que não acontece em cocções normais.
Ou seja, o azeite é sim indicado para cocção, pois é benéfico à saúde e tem propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e imunorreguladoras. Além do sabor agradável, o azeite ainda é rico em ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e ômega 9, polifenóis e vitamina E, um excelente antioxidante. 
Compartilhe
Alimentos da Safra de Julho
04/07/2017 | 22h53
Safra de Julho
Safra de Julho
Você consome os alimentos de acordo com a safra? Se não, saiba porque é importante dar preferência para esses alimentos.
Quando os alimentos estão na safra, eles são produzidos em condições climáticas ideias. Isso faz com que ele se desenvolva melhor, com maior quantidade de nutrientes. Ainda é importante destacar, que eles possuem sabor e aroma mais preservados. Ou seja, são muito mais gostosos e atraentes.
A chance de ter recebido agrotóxicos é menor, o que gera muitos benefícios à saúde. E existe uma importante economia, já que a oferta é maior e o produto chega ao consumidor com um menor preço.
E as frutas, verduras e legumes do mês de Julho, são:
- Frutas: Abacate, banana-prata, laranja-pera, mamão, maracujá, melão amarelo, morango, tangerina e coco;
- Verduras: alface, acelga, rúcula, salsa, vagem;
- Legumes: Abóbora, cenoura, tubérculos: batata doce, inhame e mandioca.
Compartilhe
Anvisa muda regras para ácido fólico em farinhas
01/07/2017 | 19h21
Ácido fólico em alimentos
Ácido fólico em alimentos / ANVISA
Os requisitos para o enriquecimento de farinhas de trigo e de milho com ferro e ácido fólico foram atualizados. A Anvisa publicou, a Resolução RDC n° 150 de 2017. A norma atualiza a RDC n° 344, de 2002, que trata deste tema. O ácido fólico auxilia no combate à anemia e má formação de bebês durante a gestação.
O regulamento baseia-se nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e prevê quantidades mínimas de ferro e ácido fólico para cada uma das farinhas. Pelas novas regras, os fabricantes estão obrigados a enriquecer as farinhas de trigo e de milho com 4 a 9 mg de ferro para cada 100g de produto e com 140 a 220 µg de ácido fólico também para cada 100g de farinha.
Além disso, também foram alteradas as listas de compostos de ferro. Agora são permitidos apenas o sulfato ferroso e fumarato ferroso e de suas formas encapsuladas.
Informações nos rótulos
A medida também modifica as informações da rotulagem obrigatória. O rótulo deve esclarecer ao consumidor o objetivo e características da formulação. A farinhas deverão trazer uma frase que esclarece que o enriquecimento é uma estratégia para combate da má formação de bebês durante a gestação e da anemia, bem como um a informação sobre a faixa de enriquecimento.
A medida excluiu as farinhas de milho fabricadas pelos agricultores familiares, empreendedores familiares rurais, empreendimentos econômicos solidários e microempreendedores individuais, da obrigatoriedade de enriquecimento, tornando a medida proporcional à realidade produtiva desses segmentos, sem impactar negativamente na efetividade do enriquecimento para a população.
Por questões tecnológicas, também foram excluídas da fortificação as farinhas de biju, de milho flocada de trigo integral e de trigo durum, bem como os flocos de milho pré-cozidos. A resolução também não se aplica às farinhas de trigo e de milho contidas em produtos alimentícios importados.
Os fabricantes têm 24 meses para adequação das novas regras, de acordo com a RDC n° 150 de 17 de abril de 2017, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Compartilhe
Sobre o autor

Rachel Faria e Ana Luíza Ferraz

[email protected]