Mapa dos profissionais no Brasil que atendem BLW
26/06/2017 | 22h02
Mapa blw
Mapa blw
Campos dos Goytacazes
Campos dos Goytacazes
 
Você sabe o que é BLW? é uma sigla para a palavra BABY LED WEANING, que é uma forma de alimentação do bebê, normalmente após os 6 meses de idade.
Conceitualmente a idealizadora, a britânica Gill Rapley, defende a oferta de alimentos complementares em pedaços, tiras ou bastões. Sua abordagem não inclui alimentação com a colher e nenhum método de adaptação de consistência para preparar a refeição do lactente, como amassar, triturar ou desfiar.
É um assunto que vou explorar mais aqui no blog. Eu fiz o curso avançado em BLW, e se você é de outra região do país, pode ver através do mapa quais profissionais são capacitados para orientação.
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Marmita de Introdução Alimentar
21/06/2017 | 23h01
Introdução Alimentar
Introdução Alimentar / Arquivo Pessoal
Você sabia que não é só quem gosta de academia ou leva uma vida corrida que tem marmita? Bebê de Introdução Alimentar também pode ter marmita!!!
Essa foto ilustra a organização de uma mãe de paciente (bebê de 6 meses) que está se adaptando a alimentação complementar. Ela preparou os alimentos e dividiu em grupos alimentares, assim fica mais fácil de separar os alimentos no prato e ajudar na aceitação dos alimentos futuramente. 
Essa marmitinha é de uma bebê ovolactovegetariana, ou seja, ela não consome carnes (de peixe, aves, bovinas ou suínas), mas consome ovo e leite (somente em forma de fórmula infantil ainda). E ela possui outras variedades de alimentos dos grupos alimentares para consumir, como: tubérculos, cereais, verduras, legumes, leguminosas e frutas. 
E ainda, a mamãe decidiu introduzir os alimentos em BLW (Baby Led Weaning) que é um método onde os alimentos são introduzidos em pedaços com cortes específicos para o desenvolvimento do bebê. Estimulando assim, a autonomia e contato com os alimentos. E não significa que ela só oferte os alimentos desse modo, ela pode ser ofertada da forma convencional mesmo, desde que siga as regrinhas de uma boa introdução (como não liquidificar os alimentos).
Essa foi uma escolha familiar sobre os hábitos alimentares de toda família, e deve ser acompanhada por um profissional para que haja uma saudável Introdução Alimentar.
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Dicas para não comer demais no inverno
15/06/2017 | 05h50
comer no inverno
comer no inverno / Arquivo pessoal
No inverno a temperatura corporal fica mais baixa e toda vez que consumimos um alimento, durante o processo de digestão, o organismo produz energia para metabolizá-lo. Assim, a vontade de comer aumenta com a intenção de aumentar a produção do calor e equilibrar a temperatura do corpo.
Dicas para não engordar no inverno:
- É fundamental resistir ao frio e fazer atividade física, isso ajuda a aumentar a temperatura corporal;
- Procure alimentos quentes, pois eles dão maior sensação de saciedade;
- Tome até duas xícaras de chá quente por dia, de preferência chá branco ou de canela. Eles também ajudam a aumentar a saciedade;
- Evite os doces;
- Faça pequenas refeições a cada 3 horas.
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Alimentos da Safra de Junho
05/06/2017 | 20h24
Safra de Junho
Safra de Junho
Você consome os alimentos de acordo com a safra? Se não, saiba porque é importante dar preferência para esses alimentos.
Quando os alimentos estão na safra, eles são produzidos em condições climáticas ideias. Isso faz com que ele se desenvolva melhor, com maior quantidade de nutrientes. Ainda é importante destacar, que eles possuem sabor e aroma mais preservados. Ou seja, são muito mais gostosos e atraentes.
A chance de ter recebido agrotóxicos é menor, o que gera muitos benefícios à saúde. E existe uma importante economia, já que a oferta é maior e o produto chega ao consumidor com um menor preço.
E as frutas, verduras e legumes do mês de Junho, são:
- Frutas: Carambola, kiwi, laranja-lima, mangostão, marmelo, mexerica;
- Verduras: Agrião, alho-poró, almeirão, brócolis e erva-doce;
- Legumes: Abóbora, berinjela, cenoura, gengibre e palmito.
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Consulta social pelo Instituto Saber Nutrir
30/05/2017 | 07h37
Instituto Saber Nutrir
Instituto Saber Nutrir / Arquivo pessoal
O Instituto Saber Nutrir cumprindo sua missão de tornar acessível o atendimento nutricional a população está iniciando suas atividades a preços sociais. Agende sua consulta e ganhe saúde!!!
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Náuseas e Vômitos na Gestação
28/05/2017 | 21h18
Náuseas e Vômitos
Náuseas e Vômitos
É muito comum na gestação a ocorrência de Náuseas e Vômitos, e não é sinal de preocupação!!! Algumas mudanças nos hábitos já melhoram esses sintomas:
- Alimentos mais gordurosos geram mais náuseas, por isso, deve-se dar preferência a alimentos grelhados, assados ou cozidos;
- Fracionar as refeições e se alimentar mais vezes ao dia;
- O horário da refeição é muito importante, a gestante precisa se sentar a mesa, sem estresse, com calma para consumir os alimentos; E logo após a refeição, não se deitar, pois pode aumentar as chances de vômitos;
- Um alimento que normalmente corta a sensação de enjoo é o gengibre, no momento da náusea, e para aquelas que sofrem por um tempo com as náuseas podem fazer uso de vitamina B6.
Normalmente são sintomas que acabam depois dos primeiros meses de gestação.
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Doe Leite Materno!!!!
21/05/2017 | 22h25
Doação de Leite
Doação de Leite
Dia 19 de Maio foi o Dia Nacional de Doação de Leite Materno.
SE VOCÊ ESTÁ AMAMENTANDO OU CONHECE ALGUÉM QUE ESTÁ AMAMENTANDO, INCENTIVE A DOAÇÃO!
Para doar é preciso estar amamentando e ser uma mulher saudável que não use qualquer medicamente que atrapalhe a amamentação. A DOAÇÃO DE LEITE É MUITO IMPORTANTE porque ajuda a salvar a vida de milhares de recém-nascidos prematuros e de baixo peso que estão internados e não podem ser amamentados pelas suas mães. 1 pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado.
Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade, antes de ser ofertado a uma criança. E todo leite descongelado não deve ser congelado novamente. 
Você, mãe que amamenta, e quer doar.. temos o Banco de Leite de Campos que funciona no Hospital Plantadores de Cana. É só ir até lá (a lactante ou algum representante) ou entrar em contato por telefone e fazer o cadastro. Eles te entregam o kit para coleta e armazenamento na hora ou levam até sua casa. Depois de retirar o leite, a mãe armazena conforme as instruções e funcionários do Banco de Leite fazem a coleta nas terças e quintas na casa da lactante. É só entrar em contato pelo telefone (22)27377400.
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Dá pra retardar o envelhecimento da pele?
21/05/2017 | 18h21
Pele
Pele / revistadonna.clicrbs.com.b
Todos envelhecemos mas o aspecto da pele jovem dá pra ser preservado dependendo do estilo de vida.
Preparei aqui algumas perguntas comuns sobre o envelhecimento da pele:
- Por que a pele envelhece?
A pele envelhece basicamente pelo acúmulo ao longo do tempo de espécies reativas de oxigênio gerando alterações na estrutura do colágeno e da matriz. Isso permite a entrada de toxinas na pele e impede a entrada de nutrientes importantes para manter sua integridade. É um fator natural que acontece com a idade mas fatores externos podem acelerar esse processo.
- Além da genética, quais os outros fatores responsáveis pelo envelhecimento? E de que maneira cada um age no organismo – acelerando o processo de envelhecimento (comentar cada um, por favor)? Exemplos: fumar, pouca ingestão de água, má alimentação, álcool, exercício físico em excesso, viver estressada...
Excesso de sol – porque aumenta a oxidação de proteínas da pele causando danos ao DNA.
Cigarro – altera a integridade da epiderme por gerar quebra da estrutura do colágeno.
Excesso de atividade física – a prática de atividade física produz radicais livres, que são substâncias que envelhecem o corpo. Quando ela é excessiva, há um desequilíbrio entre a produção dessas substâncias e a capacidade de ingestão de antioxidantes para neutralizá-los.
Estresse e privação de sono – envelhece porque nesses casos há excesso de cortisol, um hormônio que causa uma cascata de alterações gerando danos a matriz da pele.
Alimentação rica em alimentos inflamatórios – gera acúmulo de toxinas no corpo que lesam a matriz do tecido conjuntivo. O refrigerante por exemplo contém ácido fosfórico que desestabiliza a matriz da pele.
Ingestão insuficiente de água – a água mantém a integridade das fibras da pele impedindo a penetração de partículas estranhas no seu interior, além de ter um efeito esponja sugando para dentro da pele os nutrientes que são importantes para ela.
- Quais as principais dicas para brecar o envelhecimento precoce? 
Fundamental: hidratação. Uma pele com viço, saudável e com um bom tônus é uma pele hidratada. O ideal é a ingestão de água entre 35 a 45ml/Kg de peso.
E a alimentação, claro, é imprescindível. Couve, açafrão, gengibre, aveia, chia, farinha de uva, berries e os chás branco e de cavalinha não podem faltar. Eles são antiinflamatórios, detoxificantes e antioxidantes. O açaí também é um super alimento, porém merece cuidado uma vez que pode atrapalhar a perda ou a manutenção do peso se ingerido em excesso. Um outro aliado sensacional para a pele é o abacate. Rico em uma gordura chamada ômega 9, ele desinflama a pele e quando consumido a noite, estimula a produção do hormônio GH que no adulto aumenta a massa muscular, diminui a gordura corporal e estimula a renovação celular.
- Quais os nutrientes que ajudam a brecar e reverter este processo?
Além da água, para que o colágeno esteja bem estruturado é preciso ingerir alguns nutrientes como Vitamina C – acerola, laranja, berries, physalis; Vitamina E – nozes, castanhas, amêndoas, grãos integrais; Zinco – nozes, castanhas, arroz integral, semente de abóbora, farelo de aveia; Manganês – nozes, amêndoa, açafrão; Silício – aveia, cavalinha, Ômega 3 – salmão, sardinha, atum, linhaça, chia, Ácido elágico – romã.
- O excesso de açúcar é um vilão?
Sim porque gera um processo chamado glicação, que é uma reação onde o carboidrato se liga a uma proteína ou a um lipídio de forma não natural, ou seja, sem participação de enzimas. Isso prejudica o funcionamento das biomoléculas refletindo no processo de envelhecimento, pois afeta o colágeno, que quando modificado, gera alterações estruturais não só na pele uma vez que ele não é uma proteína exclusiva desse órgão.
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Opção de lanchinho saudável
15/05/2017 | 18h03
Milho cozido
Milho cozido
Uma opção super saudável para aquele picnic a tarde, para o lanche da escola, para a festinha de aniversário, para o café da manhã.. É o milho verde cozido!!!!
Ele é um cereal, fonte de carboidratos complexos, ou seja, dá energia aos pequenos e ainda tem fibras em sua composição, ajudando na função intestinal deles. Sua absorção é mais lenta, garantindo energia por mais tempo.
Além de fonte de energia, é muito nutritivo. É fonte de vitaminas, como a Vitamina A, B1 e C, e minerais, como o magnésio. 
ATENÇÃO: pipoca também é uma excelente opção de lanche, se feita em panela, e não pronta de microondas, MAS, é importante ter cuidado com a idade, e não ofertar para os mais novinhos, por risco de engasgo. Uma opção legal é usar o Sagu, que se feito como pipoca, fica muito parecido mas não tem a temida casquinha.
Incentive o seu filho a consumir alimentos mais naturais, pois assim você garantirá mais nutrientes e menos aditivos químicos na alimentação dele. Pode ser que ele fique mais resistente na primeira vez, mas se você tiver paciência e oferecer várias vezes em ocasiões diferentes, ele pode começar a provar e gostar.
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Alimentos que curam
15/05/2017 | 11h46
Comida que cura
Comida que cura / Arquivo pessoal
Porque a Nutrição Funcional faz TODA a diferença na vida de quem a segue?
Porque as estrelas desse tratamento são alimentos funcionais, capazes de agir nas células prevenindo doenças, rejuvenescendo, ajudando a emagrecer, a melhorar a disposição... Os estudos apontam de maneira cada vez mais objetiva os benefícios e o poder de cura dos alimentos.
Os germinados (uma explosão de vida riquíssimo em nutrientes), peixes ricos em ômega 3 (anti-inflamatório natural) e em coenzima Q10 (potente antioxidante), berries (ricos em flavonoides que rejuvenescem e são excelentes para a pele) e o gengibre (acelera a perda de peso, é anticancerígeno e anti-inflamatório).
Esses são apenas alguns alimentos capazes de mudar sua vida quando inseridos em uma rotina saudável. Não se esqueçam: não existe alimento milagroso!!! Existe hábito capaz de mudar o peso e a saúde.
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