TSE retoma julgamento de pedido de cassação da chapa Dilma-Temer
06/06/2017 19:00 - Atualizado em 07/06/2017 15:23
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou nesta terça-feira (6), o julgamento da ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer, vencedora das eleições presidenciais de 2014. Esta é a primeira vez que a corte analisa um pedido de cassação contra um presidente da República.O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou, nesta terça-feira, o julgamento da ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer, vencedora das eleições presidenciais de 2014. O TSE é composto de sete ministros, que analisarão as acusações de abuso de poder político e econômico pelo suposto recebimento de recursos irregulares na campanha eleitoral, como caixa 2 e valores de propina contabilizados oficialmente na Justiça Eleitoral. O relator, ministro Herman Benjamin, rejeitou quatro preliminares. O julgamento continua nesta quarta, a partir das 9h.
O julgamento começou em abril, mas foi suspenso para que as defesas e a acusação pudessem se manifestar e mais provas fossem reunidas no processo.
A sessão desta terça durou cerca de três horas e foi marcada pela leitura do resumo do processo pelo relator, ministro Herman Benjamin. Em seguida, a palavra foi dada aos advogados de acusação e defesa da ex-presidente Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer. Ambos pediram a absolvição da chapa, mas a defesa de Dilma pediu, no caso de condenação, de que a chapa seja julgada junto.
Na retoma da sessão, nesta quarta, outras preliminares serão analisadas. Entre elas, o pedido da defesa das duas partes para que os depoimentos de delatores da Odebrecht sejam retirados do processo. Caso isso ocorra, pode indicar uma absolvição da chapa por falta de provas.
As sessões continuam até esta quinta-feira. O primeiro a votar será o relator, ministro Herman Benjamin. O voto dele deve ser contundente pela condenação da chapa.
Na sequência, votarão Napoleão Nunes Maia, Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira, Luiz Fux, Rosa Weber e, por último, Gilmar Mendes, presidente do TSE. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS