Vacinação termina na sexta-feira
- Atualizado em 06/06/2017 21:11
Vacina contra a gripe
Vacina contra a gripe / Divulgação
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza termina nesta sexta-feira e foi estendida para toda a população. No estado do Rio, de acordo com a secretaria Estadual de Saúde, apenas sete dos 92 municípios atingiram a meta de imunização dos grupos prioritários. A meta de vacinar 90% do público-alvo. Campos atingiu 70% do grupo prioritário, o que equivale a cerca de 73 mil vacinados.
A Vigilância em Saúde de Campos informa que, ao todo, são 50 postos de vacinação no município com atendimento das 8h às 16h. Os interessados em se vacinar devem comparecer em uma das unidades munidos de documento de identidade e cartão de vacinação. A vacina contra a gripe não é recomendada para alérgicos à proteína do ovo, para quem tem alergia a qualquer componente da vacina, para menores de 6 meses.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 25 dos 92 municípios ainda não vacinaram contra a gripe 50% do grupo prioritário, composto por crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias de parto e indígenas. Outras 60 cidades ainda estão com a cobertura vacinal entre 50 e 89%, enquanto apenas sete chegaram à meta de 90% destes grupos imunizados.
— A vacina é a melhor forma de prevenção contra a gripe e é fundamental que as crianças sejam protegidas antes da chegada do inverno e a queda da temperatura. As crianças estão entre os grupos mais suscetíveis às complicações que a doença pode causar. Apesar de simples, a gripe pode evoluir para casos graves, é preciso que as famílias tenham consciência da importância deste ato de proteção — explica o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A-H1N1, A-H3N2 e influenza B). A dose é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. (J.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS