SUS incentiva Teste do Pezinho
06/06/2017 18:20 - Atualizado em 09/06/2017 11:07
Teste do Pezinho
Teste do Pezinho/Divulgação
No Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado nessa terça-feira (6), o ministério da Saúde ressalta a importância dos exames de triagem neonatal.
Com apenas uma gota de sangue retirada do pé do recém-nascido, preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida, é possível detectar doenças graves que podem interferir no desenvolvimento do bebê. Quanto mais cedo as doenças forem identificadas e tratadas, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças.
“O teste é capaz de diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, garantindo o tratamento precoce e impedindo complicações como atrasos neuropsicomotores e mentais. Além disso, os exames ainda podem destacar patologias mais graves de maneira precoce, evitando até a morte do bebê”, alerta a pediatra Sandi Sato, da Maternidade Brasília.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o Teste do Pezinho, que pode ser realizado nas maternidades ou nos centros de saúde. Em 2016, mais de 2,3 milhões de recém-nascidos fizeram o Teste do Pezinho em todo o País. Os testes gratuitos cobrem 76,91% dos nascidos vivos no Brasil.
Acompanhamento
O SUS também garante atendimento com médicos especialistas para seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. O tratamento adequado e o acompanhamento da criança com a doença serão oferecidos por toda a vida nos serviços de referência em triagem neonatal existentes em todos os estados.
Programa de Triagem Neonatal
Desde 1992, o Teste do Pezinho se tornou obrigatório em todo o território nacional e hoje está previsto no Programa Nacional de Triagem Neonatal, adotado pelo Ministério da Saúde desde 2011.
Pelo programa, o SUS disponibiliza acesso universal e integral às triagens, conhecidas como Teste do Pezinho, da Orelhinha, do Olhinho, da Linguinha e do Coraçãozinho. O Ministério da Saúde entende que o programa tem alto alcance social. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS