Gerp: Crivella em 1° outra vez
18/10/2014 11:10

O instituto Gerp divulgou nesta sexta-feira (17) uma nova pesquisa de intenção de votos para o segundo turno no Rio de Janeiro. Diferente das pesquisas divulgadas nesta semana pelos institutos GPP, Datafolha e Ibope, é o candidato Marcelo Crivella (PRB) quem lidera com 10 pontos à frente. Nas outras sondagens da semana, a vantagem é do candidato Luiz Fernando Pezão (PMDB). A pesquisa do Gerp foi divulgada pelo portal R7 e aponta Crivella com 55% das intenções dos votos válidos, que excluem brancos e nulos, ante 45% de Pezão. A margem de erro é de 2,77 pontos percentuais para mais ou para menos.

O portal R7, que pertence ao mesmo grupo da Rádio e TV Record, não divulgou os números ao ser considerado os votos totais, quando a sondagem considera o percentual de brancos, nulos e eleitores indecisos. A amostra do Gerp revelou também a rejeição dos candidatos. Pezão tem 31% e Crivella, 21%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de outubro com 1.300 eleitores e está registrada no TRE, sob o número RJ 00071/2014.

Além da pesquisa Gerp desta sexta, o GPP divulgou na última terça (14) uma sondagem na qual Pezão tem 54,6% e Crivella, 45,4%. Datafolha e Ibope divulgaram pesquisas na quinta e, em ambas, o peemedebista lidera. Pela amostra do Datafolha, Pezão abre 12 pontos de vantagem, com 56%, ante 44% de Crivella. No Ibope, Pezão tem 54% e Crivella, 46%.

Durante ato de campanha na quinta-feira (16), o candidato do PRB ao governo do Rio chegou a ironizar os números divulgados pelo Datafolha. “Preocupação seria o datafolha colocar a gente na frente. Aí seria o problema, porque eles sempre erram. Então se eu estou em segundo, eu estou vibrando. Significa que eu estou em primeiro”, ironizou Crivella.

O resultado oficial das eleições para governador do Rio de Janeiro no primeiro turno deu ao candidato Pezão 40,57% dos votos, enquanto Crivella teve 20,26%.

Novas sondagens – Datafolha, Ibope e GPP registraram suas próximas pesquisas para o governo do Rio de Janeiro. A sondagem do Ibope foi encomendada pela TV Globo e a previsão é que seja divulgada na segunda-feira (20). A expectativa é que na quinta-feira (23) sejam conhecidos os novos números do Gerp. Também na quinta, o Datafolha tem prevista a divulgação de sua nova sondagem, encomendada pela TV Globo em parceria com o jornal Folha de S. Paulo.

A.N.A.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS