
Suzy Monteiro
Mário Sérgio Júnior
Fotos:
Folha da Manhã
divulgação
O ex-prefeito de São João da Barra, Genecy Mendonça, morreu na tarde desse domingo (29), aos 96 anos. Dodozinho, como era conhecido, foi homenageado na última terça-feira (24) pela Câmara do município, onde recebeu a Medalha Barão de Barcelos. Segundo informações, após a solenidade foi internado no Hospital Dr. Beda, onde faleceu. O velório acontece no Ginásio de Esportes Arlindo Aquino até meio-dia. Em seguida o corpo será velado em Campos, na capela da Santa Casa, em frente ao cemitério do Caju, onde ocorre o sepultamento às 15h. O prefeito José Amaro Martins de Souza, o Neco, decretou luto oficial por três dias e ponto facultativo nesta segunda-feira.
Dodozinho nasceu no dia 20 de fevereiro de 1918, na localidade de Campo de Areia, no 5º distrito de São João da Barra. De origem humilde, teve 11 irmãos e começou a trabalhar como produtor rural e caminhoneiro, ofício que o levou a conhecer vários estados.
Na política, ele começou como vice-prefeito entre 1971 a 1972. Depois, Dodozinho foi prefeito por dois mandatos: de 77 a 82 e de 89 a 92. E continuou na política como vice-prefeito de Betinho Dauaire, entre 1997 a 2000, e de Carla Machado, entre 2005 a 2012. Atualmente, ocupava o cargo de subsecretário municipal de Obras e sempre falou com carinho sobre alguns de seus feitos como prefeito.
— Construí escolas, fiz a passarela e a ponte de Grussaí, a iluminação de todo o 5º distrito, fiz a rodoviária de São João da Barra e a abertura da avenida litorânea de Atafona a Grussaí — destacava.
Logo que a notícia de sua morte começou a ser divulgada em rede social, vários políticos se manifestaram, lamentando a perda. O prefeito Neco disse que São João da Barra perdeu uma das maiores referências da história do município: “A morte de Dodozinho Mendonça nos deixa com um sentimento profundo de pesar e também com a certeza que a sua brilhante e rica vida pública o fez conquistar o respeito, a admiração, o prestígio e o carinho dos sanjoanenses”.
Ex-prefeita, Carla Machado também se manifestou com tristeza pela perda do amigo: “Neste dia em que se celebra São Pedro, dia que ganhei o maior presente da minha vida que foi o meu filho Pedro, o meu grande amigo Dodozinho, que eu tinha como pai, irmão, filho, nos deu adeus”.
Também com tristeza, falou Betinho Dauaire, também ex-prefeito do município: “Dodozinho amigo e companheiro político do meu pai Alberto Dauaire, além de ter sido prefeito duas vezes de São João da Barra, me concedeu a honra de ser meu vice prefeito no meu primeiro mandato de prefeito”, disse.
Neco, prefeito:
“Todo o desenvolvimento do nosso município, especialmente do 5º distrito, tem o toque do nosso amigo Dodozinho. Hoje, São João da Barra não perdeu apenas um grande político, um grande líder, mas um grande homem”.
Aluízio Siqueira, presidente da Câmara:
“Na minha opinião, Dodozinho foi o maior e melhor político que SJB produziu. E ainda, acrescento: não sei se existirá alguém como ele. Grande mestre, pai e avô. Um verdadeiro líder político”.
Carla Machado, ex-prefeita:
“Neste dia em que se celebra São Pedro, dia que ganhei o maior presente da minha vida que foi o meu filho Pedro, o meu grande amigo Dodozinho, que eu tinha como pai, irmão, filho, nos deu adeus”
Betinho Dauaire, ex-prefeito:
“Dodozinho amigo e companheiro político do meu pai Alberto Dauaire, além de ter sido prefeito duas vezes de São João da Barra, me concedeu a honra de ser meu vice prefeito”
Velório - O corpo de Dodozinho está sendo velado no Ginásio Municipal de Esportes Arlindo Aquino, no Centro de São João da Barra. Após a benção do padre, homenagem da Banda Marcial Genecy Mendonça, da secretaria municipal de Educação e Cultura. Familiares e amigos presentes cantaram "Amigo", clássico de Roberto Carlos.

