Justificativa só para governistas
06/02/2014 09:02

Após quase um mês da declaração da secretária de Educação, Cultura e Esporte, Mari-néa Abude, de que 112 professores que atuam na rede municipal teriam sido indicados pelos vereadores de Campos, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) ainda quer saber os nomes dos educadores e onde estão lotados. Já o presidente da Câmara, o vereador Edson Batista (PTB), informou que o assunto já foi esclarecido em conversa pessoal. Se por um lado governistas dizem que “pedra” foi colocada no assunto, oposição concorda que assunto deve ter ficando “elas por elas mesmo”.

— Não obtivemos a resposta ainda. Como foi uma declaração da secretária, estamos aguardando alguma informação, pois cabe a ela explicar o que de fato tem acontecido. Não esquecemos o assunto — disse um dos diretores do Sepe, Carlos Santafé.

Segundo Edson Batista, essa situação já foi encerrada. “Tivemos uma conversa pessoal e tudo foi entendido e dado por encerrado. A secretária se retratou e tudo foi esclarecido”, disse Batista, sem entrar em detalhes.

A declaração da secretária foi divulgada no blog do jornalista Gustavo Matheus, hospedado na Folha Online, no dia 9 de janeiro, quando Marinéa teria exposto, durante sua participação no Seminário de Gestão realizado pelo governo Rosinha, a existência de 112 professores indicados por vereadores. Em matéria publicada na versão impressa da Folha da Manhã, no dia 10 de janeiro, o presidente da Câmara de Campos disse que os números apresentado pela secretária são “fantasiosos”. O vereador de oposição Rafael Diniz (PPS) chegou a explicar que a secretária talvez tenha se confundido, ao usar o termo “indicar”, no lugar de “colocar à disposição”, o que neste último caso não seria um ato ilegal, mas mesmo assim, ele explicou que se teve algum vereador beneficiado não foi nenhum da oposição.

Não foi a primeira vez que uma declaração da secretária Marinéa ganha repercussão. Em outubro de 2013, ela teria chamado os professores de “idiota”, mas alguns dias depois pediu perdão pelas palavras que, segundo ela, não teriam sido intencionais.

A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura, através da secretaria de Comunicação, para saber um posicionamento do Poder Público em relação ao assunto, mas até o fechamento da matéria nenhuma resposta foi dada.

Oposição diz que não sabe nada sobre retratações

Durante o mês que passou, o grupo de oposição na Câmara Municipal de Campos parece não ter tomado conhecimento dessa retratação da secretária. O vereador Rafael Diniz (PPS) disse que só ficou sabendo da “conversa pessoal” pela imprensa. “Publicamente não fiquei sabendo de nenhuma retratação. Apenas soube de uma conversa que o vereador Paulo Hirano chegou a declarar em matéria da Folha. Acho que ficou elas por elas mesmo”, disse.

Em matéria publicada na edição da Folha, do dia 14 de janeiro, o vereador Paulo Hi-rano (PR), líder da bancada governista, informou que nunca existiu o número declarado por Marinéa e que houve um equívoco na fala dela durante sua apresentação no seminário de Gestão. Ele chegou a dizer também que ela havia se retratado, sem mencionar a forma, seguindo o mesmo discurso do presidente da Casa, Edson Batista.

Mário Sérgio Júnior
Fotos:
divulgação
Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS